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dc.contributor.advisorDiniz, Janaína Deane de Abreu Sá-
dc.contributor.authorJesus, Laís Siqueira de-
dc.identifier.citationJESUS, Laís Siqueira de. Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno: dificuldades, desafios, potencialidades e facilidades. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso apresenta a análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o intuito de identificar os entraves e dificuldades existentes no programa, além dos benefícios, facilidades e potencialidades. Nesse sentido, buscou-se fazer uma revisão de literatura pautada no histórico e descrição da criação do programa até os dias atuais, além de uma contextualização da agricultura familiar com o PNAE no âmbito das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Por fim utilizou-se de literaturas que fundamentam as questões apresentadas a respeito de possíveis obstáculos na execução do programa e de benefícios que foram gerados através dele. O trabalho é um estudo de caso a respeito do PNAE. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo que se utilizou de técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturas para a obtenção dos resultados. As entrevistas foram feitas em duas cooperativas, na Emater-DF, em órgãos estaduais e municipais que gerenciam o programa e em uma escola estadual de Goiás. Através dos relatos dos entrevistados, percebeu-se que os maiores obstáculos do PNAE são a burocracia e a logística de entregas, atrelado ao fato de que o limite da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e o valor dos recursos é uma limitação do ponto de vista da maioria dos entrevistados, pois é considerado baixo. Houve também o relato de falhas na execução do programa no processo licitatório e de chamada pública, pois observou-se que em alguns locais tem-se tomado como critério de seleção o “menor preço”, o que não está de acordo com a legislação do PNAE. Através desta análise percebeu-se que o PNAE tem um grande potencial e favorece a todos os envolvidos, mas ainda é necessário que os envolvidos no programa trabalhem em conjunto para solucionar os entraves existentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)pt_BR
dc.subject.keywordSegurança alimentarpt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno : dificuldades, desafios, potencialidades e facilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-09T21:45:54Z-
dc.date.available2020-11-09T21:45:54Z-
dc.date.submitted2018-07-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25922-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This case study presents the analysis of the National School Feeding Program (PNAE), in order to identify the obstacles and difficulties in the program, besides the benefits, facilities and potentialities. In that way, a literature review was based on the history and description of the creation of the program until nowadays, and a contextualization of the family farmers with the PNAE in the scope of the Food and Nutritional Security. At the end a literature that underlies the questions raised about the possible obstacles in the implementation of the program, as well as the benefits that have been generated through it. The present study is a case study about the PNAE. It consists in a descriptive qualitative research, where were used techniques of bibliographic searches and semi- structured interviews to obtain the results. The interviews were carried out in two cooperatives, at Emater-DF, in state and municipal agencies that manage the program and in a public school in the state of Goiás. Through the interviews, it was possible identify that the biggest obstacles of the PNAE are the bureaucracy and the logistics of deliveries, associated with the fact that the value of DAP, and the value of resources it’s a limitation and it’s considered low from the point of view of the majority of interviewed. There were reports about failures in the program execution and in the bidding process and public calls. It was observed that in some places the "lowest price" has been chosen as selection criteria which is not in accordance with the PNAE legislation. Through this analysis it was possible to identify that the PNAE has great potential and benefits all people involved, but it is still necessary that those involved in the program work together to solve the existing obstacles.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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