Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LaisSiqueiraDeJesus_tcc.pdf629,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno : dificuldades, desafios, potencialidades e facilidades
Autor(es): Jesus, Laís Siqueira de
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Segurança alimentar
Agricultura familiar
Alimentação escolar
Merenda escolar
Data de apresentação: 2-Jul-2018
Data de publicação: 9-Nov-2020
Referência: JESUS, Laís Siqueira de. Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação no DF e entorno: dificuldades, desafios, potencialidades e facilidades. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo de caso apresenta a análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o intuito de identificar os entraves e dificuldades existentes no programa, além dos benefícios, facilidades e potencialidades. Nesse sentido, buscou-se fazer uma revisão de literatura pautada no histórico e descrição da criação do programa até os dias atuais, além de uma contextualização da agricultura familiar com o PNAE no âmbito das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Por fim utilizou-se de literaturas que fundamentam as questões apresentadas a respeito de possíveis obstáculos na execução do programa e de benefícios que foram gerados através dele. O trabalho é um estudo de caso a respeito do PNAE. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo que se utilizou de técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturas para a obtenção dos resultados. As entrevistas foram feitas em duas cooperativas, na Emater-DF, em órgãos estaduais e municipais que gerenciam o programa e em uma escola estadual de Goiás. Através dos relatos dos entrevistados, percebeu-se que os maiores obstáculos do PNAE são a burocracia e a logística de entregas, atrelado ao fato de que o limite da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e o valor dos recursos é uma limitação do ponto de vista da maioria dos entrevistados, pois é considerado baixo. Houve também o relato de falhas na execução do programa no processo licitatório e de chamada pública, pois observou-se que em alguns locais tem-se tomado como critério de seleção o “menor preço”, o que não está de acordo com a legislação do PNAE. Através desta análise percebeu-se que o PNAE tem um grande potencial e favorece a todos os envolvidos, mas ainda é necessário que os envolvidos no programa trabalhem em conjunto para solucionar os entraves existentes.
Abstract: This case study presents the analysis of the National School Feeding Program (PNAE), in order to identify the obstacles and difficulties in the program, besides the benefits, facilities and potentialities. In that way, a literature review was based on the history and description of the creation of the program until nowadays, and a contextualization of the family farmers with the PNAE in the scope of the Food and Nutritional Security. At the end a literature that underlies the questions raised about the possible obstacles in the implementation of the program, as well as the benefits that have been generated through it. The present study is a case study about the PNAE. It consists in a descriptive qualitative research, where were used techniques of bibliographic searches and semi- structured interviews to obtain the results. The interviews were carried out in two cooperatives, at Emater-DF, in state and municipal agencies that manage the program and in a public school in the state of Goiás. Through the interviews, it was possible identify that the biggest obstacles of the PNAE are the bureaucracy and the logistics of deliveries, associated with the fact that the value of DAP, and the value of resources it’s a limitation and it’s considered low from the point of view of the majority of interviewed. There were reports about failures in the program execution and in the bidding process and public calls. It was observed that in some places the "lowest price" has been chosen as selection criteria which is not in accordance with the PNAE legislation. Through this analysis it was possible to identify that the PNAE has great potential and benefits all people involved, but it is still necessary that those involved in the program work together to solve the existing obstacles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.