Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioCesarNogueiraClaudino_tcc.pdf310,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gerenciamento da cadeia de suprimentos como ferramenta de melhoria dos níveis de serviço em uma cooperativa de produtos extrativistas
Autor(es): Claudino, Caio César Nogueira
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Cadeia de suprimentos
Logística
Cooperativas
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 9-Nov-2020
Referência: CLAUDINO, Caio César Nogueira. O gerenciamento da cadeia de suprimentos como ferramenta de melhoria dos níveis de serviço em uma cooperativa de produtos extrativistas. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Brasília , 2018.
Resumo: A gestão da cadeia de suprimentos feita por uma cooperativa que comercializa produtos extrativistas surge como ferramenta para a melhoria de seus processos e para manter sua permanência no mercado altamente competitivo. Um mercado que está buscando cada vez mais técnicas para aperfeiçoamento de seus processos impõe aos seus participantes soluções para tornarem-se mais competitivos e alcançar um número maior de clientes. Este trabalho tem por objetivo mostrar como a aplicação de uma gestão eficiente ao longo de toda uma cadeia de determinado produto pode tornar uma cooperativa de segundo grau mais competitiva, onde o processamento de dados obtidos é de extrema importância, e as informações por ela geradas podem auxiliar no planejamento a curto, médio e longo prazo. A organização das informações, o controle de todo o processo, o conhecimento das atividades desempenhadas pelos participantes da cadeia envolvem um empenho comum para que o objetivo final seja alcançado, que é a entrega do produto ao consumidor final. Para que isso ocorra, as gestões logísticas e de processamentos dos produtos precisam estar alinhadas com as exigências do mercado.
Abstract: The supply chain management made by a cooperative that markets extractive products appears as a tool to improve its processes and to maintain its permanence in the highly competitive market. A market that is increasingly seeking techniques to improve its processes imposes on its participants solutions to become more competitive and reach a greater number of customers. This paper aims to show how the application of efficient management along a chain of a given product can make a cooperative of second degree more competitive, where the processing of data obtained is of extreme importance, and the information generated by the cooperative, can help on short, medium and long term planning. The organization of information, control of the whole process, knowledge of the activities performed by the participants of the chain involves a common commitment so that the final objective is reached, which is the delivery of the product to the final consumer. To make this happen, the logistics and processing processes of the products need to be in line with the requirements of the market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.