Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseCarlosdeCastro.pdf522,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência dos valores do trabalho no nível de motivação dos funcionários de uma agência bancária
Autor(es): Castro, José Carlos de
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Motivação no trabalho
Instituições financeiras
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: CASTRO, José Carlos de. A influência dos valores do trabalho no nível de motivação dos funcionários de uma agência bancária. 2011. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A análise da força motivacional e dos valores do trabalho é o objetivo da pesquisa que procura verificar a hierarquia dos valores do trabalho e a influência no nível de motivação dos funcionários de uma agência bancária localizada no Congresso Nacional. A coleta de dados foi feita com 36 bancários e a técnica utilizada foi a aplicação de duas escalas: Escala de Valores do Trabalho - EVT - validada por Porto e Tamayo (2003) e o Inventário de Motivação e Satisfação no Trabalho - IMST - de Borges e Alves Filho (2001). Os dados obtidos com a utilização da EVT foram analisados segundo a relação dos quatro tipos motivacionais de segunda ordem da Teoria de Schwartz (2005), que são: Autopromoção, Autotranscendência, Abertura a Mudança e Conservação com os quatro fatores dos valores laborais da escala: Prestígio, Relações Sociais, Realização no Trabalho e Estabilidade. A EVT possui 45 itens, sendo que a distribuição entre os fatores é feita da seguinte forma: 11 itens no fator Prestígio, 12 em Relações Sociais, 15 em Realização no Trabalho e 7 no fator Estabilidade. O questionário é composto por 4 componentes da motivação e do significado do trabalho, os Atributos Valorativos, Atributos Descritivos, as Expectativas e a Instrumentalidade. Para a aplicação na fórmula foram utilizados os escores encontrados em itens dos fatores Expectativa e Instrumentalidade. A análise dos dados demonstra que a Estabilidade e Realização no Trabalho apresentam os maiores índices, sendo desta forma os fatores que mais influenciam na motivação da amostra. O resultado apresentado pela análise do IMST mostra que o valor obtido com a aplicação da fórmula corresponde a 73% do escore máximo esperado para a fórmula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons