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Título: Nível de comprometimento no trabalho : um estudo de caso no Banco do Brasil S.A. - agência Araxá (MG)
Autor(es): Pinto, Josele Cristina
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Satisfação no trabalho
Ambiente de trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 24-Jan-2012
Referência: PINTO, Josele Cristina. Nível de comprometimento no trabalho: um estudo de caso no Banco do Brasil S.A. - agência Araxá (MG). 2011. 38f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O termo comprometimento remete à ideia de envolvimento, engajamento, agregamento. O comprometimento no trabalho reúne ações, atitudes e pensamentos manifestados pelo indivíduo em busca de realização pessoal e profissional. Ainda, demonstra um elo, identificação e envolvimento do indivíduo com a organização. A mensuração do nível de comprometimento no trabalho tornou-se importante ferramenta na relação organização/trabalhador, despertando interesse em avaliar o nível de comprometimento dos funcionários do Banco do Brasil SA – Agência Araxá (MG). Esta pesquisa consiste em um estudo quantitativo, descritivo, exploratório, documental e foi realizada a aplicação de questionários junto aos funcionários da agência. Os resultados obtidos mostraram que o comprometimento organizacional afetivo está altamente presente nos funcionários, sendo seguidos por médios níveis de comprometimento instrumental e normativo. Assim, ficou evidente que os gestores devem direcionar esforços para manter o alto nível de comprometimento afetivo de seus funcionários, ressaltando sua identificação com os objetivos e valores da organização. Ainda, reforçar os componentes de base instrumental e normativa do comprometimento organizacional e permitir ao funcionário condições e instrumentos para alcançar seus objetivos pessoais, recompensas e reconhecimento de seu trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.2589
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