Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseleCristinaPinto.pdf387,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.advisorGonçalves, Rose Mary-
dc.contributor.authorPinto, Josele Cristina-
dc.identifier.citationPINTO, Josele Cristina. Nível de comprometimento no trabalho: um estudo de caso no Banco do Brasil S.A. - agência Araxá (MG). 2011. 38f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)-Universidade de Brasília, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractO termo comprometimento remete à ideia de envolvimento, engajamento, agregamento. O comprometimento no trabalho reúne ações, atitudes e pensamentos manifestados pelo indivíduo em busca de realização pessoal e profissional. Ainda, demonstra um elo, identificação e envolvimento do indivíduo com a organização. A mensuração do nível de comprometimento no trabalho tornou-se importante ferramenta na relação organização/trabalhador, despertando interesse em avaliar o nível de comprometimento dos funcionários do Banco do Brasil SA – Agência Araxá (MG). Esta pesquisa consiste em um estudo quantitativo, descritivo, exploratório, documental e foi realizada a aplicação de questionários junto aos funcionários da agência. Os resultados obtidos mostraram que o comprometimento organizacional afetivo está altamente presente nos funcionários, sendo seguidos por médios níveis de comprometimento instrumental e normativo. Assim, ficou evidente que os gestores devem direcionar esforços para manter o alto nível de comprometimento afetivo de seus funcionários, ressaltando sua identificação com os objetivos e valores da organização. Ainda, reforçar os componentes de base instrumental e normativa do comprometimento organizacional e permitir ao funcionário condições e instrumentos para alcançar seus objetivos pessoais, recompensas e reconhecimento de seu trabalho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhoen
dc.subject.keywordAmbiente de trabalhoen
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos psicológicosen
dc.titleNível de comprometimento no trabalho : um estudo de caso no Banco do Brasil S.A. - agência Araxá (MG)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-24T14:34:30Z-
dc.date.available2012-01-24T14:34:30Z-
dc.date.issued2012-01-24T14:34:30Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2589-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons