Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MelissaDeSouzaFlor_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais fatores a influenciar o endividamento do microempreendedor individual - MEI frente ao fisco
Autor(es): Flor, Melissa de Souza
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Empresas - finanças
Microempreendedor Individual (MEI)
Pequenas e médias empresas
Endividamento
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 3-Nov-2020
Referência: FLOR, Melissa de Souza. Principais fatores a influenciar o endividamento do microempreendedor individual - MEI frente ao fisco. 2019. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar fatores técnicos e comportamentais que influenciam direta ou indiretamente o endividamento do Microempreendedor Individual – MEI frente a Receita Federal Brasileira. Buscando alcançar o objetivo posto, foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) composto por três blocos de questões. Sua aplicação ocorreu de forma online, via grupos de WhatsApp, e em versão física, em de feiras e comércios locais do Distrito Federal, a amostra final é composta por 122 MEIs com inscrições ativas. Quando observados os fatores técnicos, os resultados indicam que a formação educacional de um MEI não configura um fator determinante para o indivíduo efetuar o pagamento da guia DAS-MEI, além do mais, há indícios de que a quebra do princípio da entidade influencia este endividamento. Já no campo dos aspectos comportamentais, os resultados sugerem que o otimismo ingênuo está presente na relação entre as ações presentes e a expectativa futura de bons resultados financeiros, a orientação temporal voltada para o presente se manifestou por meio do confronto de afirmativas que avaliavam a relação entre o desejo de consumir no presente e as ações presentes que o respondente realiza para garantir segurança financeira no futuro, as armadilhas contingenciais apontaram para uma possível ligação entre o consumo e o prestigio social, enquanto o desconto hiperbólico evidenciou diferenciações na análise entre o custo das afirmativas e a escolha pela compra de um carro a juros altos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.