Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaissaPaivaPires_tcc.pdf2,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da capacitação no serviço público : análise da percepção dos servidores do Senado Federal
Autor(es): Pires, Raíssa Paiva
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Qualificações profissionais
Serviço público - qualidade
Gestão de pessoas
Servidores públicos - desempenho
Data de apresentação: 24-Jun-2020
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: PIRES, Raíssa Paiva. Impactos da capacitação no serviço público: análise da percepção dos servidores do Senado Federal. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A capacitação tem sido bastante valorizada no ambiente de trabalho pois, conforme diversos autores afirmam, ela pode trazer melhorias na qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, o presente trabalho buscou identificar e analisar, junto aos servidores do Senado Federal, as concepções acerca dos impactos das políticas de capacitação na eficiência dos serviços prestados e na atuação dos servidores públicos, por meio de um estudo de caso no órgão em questão. Para tanto, o método de pesquisa escolhido foi o quali-quanti, com questionário do Google Forms lançado a uma amostra de servidores. Fatores como motivação, eficiência, confiança, remuneração e liderança foram analisados no contexto do impacto da capacitação no dia a dia dos servidores. Os resultados indicam que, de fato, a capacitação gera melhorias na prestação dos serviços públicos e que há o uso significativo das técnicas aprendidas nos cursos de capacitação nas atividades laborais, com destaque para a importância da capacitação do líder para o relacionamento com a equipe. Ademais, os cursos melhoraram a qualidade do trabalho, aumentaram a motivação e tornaram os servidores mais receptivos a mudanças. Conclui- se, portanto, que a capacitação traz melhorias significativas na prestação dos serviços pelos servidores públicos. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam desenvolvidas pesquisas que busquem entender o motivo de os servidores não recordarem tanto os conteúdos aprendidos nos cursos, a fim de realizar uma possível reestruturação dos cursos oferecidos, com novas técnicas e maior intervenção do órgão no quesito de planejamento. Além disso, sugere-se o estudo sobre talentos dos funcionários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.