Título: | Impactos da capacitação no serviço público : análise da percepção dos servidores do Senado Federal |
Autor(es): | Pires, Raíssa Paiva |
Orientador(es): | Gonçalves, Elizânia de Araújo |
Assunto: | Qualificações profissionais Serviço público - qualidade Gestão de pessoas Servidores públicos - desempenho |
Data de apresentação: | 24-Jun-2020 |
Data de publicação: | 31-Out-2020 |
Referência: | PIRES, Raíssa Paiva. Impactos da capacitação no serviço público: análise da percepção dos servidores do Senado Federal. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A capacitação tem sido bastante valorizada no ambiente de trabalho pois, conforme
diversos autores afirmam, ela pode trazer melhorias na qualidade dos serviços prestados.
Nesse contexto, o presente trabalho buscou identificar e analisar, junto aos servidores do
Senado Federal, as concepções acerca dos impactos das políticas de capacitação na
eficiência dos serviços prestados e na atuação dos servidores públicos, por meio de um
estudo de caso no órgão em questão. Para tanto, o método de pesquisa escolhido foi o
quali-quanti, com questionário do Google Forms lançado a uma amostra de servidores.
Fatores como motivação, eficiência, confiança, remuneração e liderança foram
analisados no contexto do impacto da capacitação no dia a dia dos servidores. Os
resultados indicam que, de fato, a capacitação gera melhorias na prestação dos serviços
públicos e que há o uso significativo das técnicas aprendidas nos cursos de capacitação
nas atividades laborais, com destaque para a importância da capacitação do líder para o
relacionamento com a equipe. Ademais, os cursos melhoraram a qualidade do trabalho,
aumentaram a motivação e tornaram os servidores mais receptivos a mudanças. Conclui-
se, portanto, que a capacitação traz melhorias significativas na prestação dos serviços
pelos servidores públicos. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam desenvolvidas
pesquisas que busquem entender o motivo de os servidores não recordarem tanto os
conteúdos aprendidos nos cursos, a fim de realizar uma possível reestruturação dos
cursos oferecidos, com novas técnicas e maior intervenção do órgão no quesito de
planejamento. Além disso, sugere-se o estudo sobre talentos dos funcionários. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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