Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Elizânia de Araújo | - |
dc.contributor.author | Pires, Raíssa Paiva | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Raíssa Paiva. Impactos da capacitação no serviço público: análise da percepção dos servidores do Senado Federal. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A capacitação tem sido bastante valorizada no ambiente de trabalho pois, conforme
diversos autores afirmam, ela pode trazer melhorias na qualidade dos serviços prestados.
Nesse contexto, o presente trabalho buscou identificar e analisar, junto aos servidores do
Senado Federal, as concepções acerca dos impactos das políticas de capacitação na
eficiência dos serviços prestados e na atuação dos servidores públicos, por meio de um
estudo de caso no órgão em questão. Para tanto, o método de pesquisa escolhido foi o
quali-quanti, com questionário do Google Forms lançado a uma amostra de servidores.
Fatores como motivação, eficiência, confiança, remuneração e liderança foram
analisados no contexto do impacto da capacitação no dia a dia dos servidores. Os
resultados indicam que, de fato, a capacitação gera melhorias na prestação dos serviços
públicos e que há o uso significativo das técnicas aprendidas nos cursos de capacitação
nas atividades laborais, com destaque para a importância da capacitação do líder para o
relacionamento com a equipe. Ademais, os cursos melhoraram a qualidade do trabalho,
aumentaram a motivação e tornaram os servidores mais receptivos a mudanças. Conclui-
se, portanto, que a capacitação traz melhorias significativas na prestação dos serviços
pelos servidores públicos. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam desenvolvidas
pesquisas que busquem entender o motivo de os servidores não recordarem tanto os
conteúdos aprendidos nos cursos, a fim de realizar uma possível reestruturação dos
cursos oferecidos, com novas técnicas e maior intervenção do órgão no quesito de
planejamento. Além disso, sugere-se o estudo sobre talentos dos funcionários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos - desempenho | pt_BR |
dc.title | Impactos da capacitação no serviço público : análise da percepção dos servidores do Senado Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-31T18:36:58Z | - |
dc.date.available | 2020-10-31T18:36:58Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25832 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|