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dc.contributor.advisorGonçalves, Elizânia de Araújo-
dc.contributor.authorPires, Raíssa Paiva-
dc.identifier.citationPIRES, Raíssa Paiva. Impactos da capacitação no serviço público: análise da percepção dos servidores do Senado Federal. 2020. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA capacitação tem sido bastante valorizada no ambiente de trabalho pois, conforme diversos autores afirmam, ela pode trazer melhorias na qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, o presente trabalho buscou identificar e analisar, junto aos servidores do Senado Federal, as concepções acerca dos impactos das políticas de capacitação na eficiência dos serviços prestados e na atuação dos servidores públicos, por meio de um estudo de caso no órgão em questão. Para tanto, o método de pesquisa escolhido foi o quali-quanti, com questionário do Google Forms lançado a uma amostra de servidores. Fatores como motivação, eficiência, confiança, remuneração e liderança foram analisados no contexto do impacto da capacitação no dia a dia dos servidores. Os resultados indicam que, de fato, a capacitação gera melhorias na prestação dos serviços públicos e que há o uso significativo das técnicas aprendidas nos cursos de capacitação nas atividades laborais, com destaque para a importância da capacitação do líder para o relacionamento com a equipe. Ademais, os cursos melhoraram a qualidade do trabalho, aumentaram a motivação e tornaram os servidores mais receptivos a mudanças. Conclui- se, portanto, que a capacitação traz melhorias significativas na prestação dos serviços pelos servidores públicos. Para trabalhos futuros, sugere-se que sejam desenvolvidas pesquisas que busquem entender o motivo de os servidores não recordarem tanto os conteúdos aprendidos nos cursos, a fim de realizar uma possível reestruturação dos cursos oferecidos, com novas técnicas e maior intervenção do órgão no quesito de planejamento. Além disso, sugere-se o estudo sobre talentos dos funcionários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQualificações profissionaispt_BR
dc.subject.keywordServiço público - qualidadept_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordServidores públicos - desempenhopt_BR
dc.titleImpactos da capacitação no serviço público : análise da percepção dos servidores do Senado Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-31T18:36:58Z-
dc.date.available2020-10-31T18:36:58Z-
dc.date.submitted2020-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25832-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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