Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielWilliamBoenteLima_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições da suinocultura para a economia circular : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Lima, Gabriel William Boente
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Economia circular
Suíno - criação
Impacto ambiental
Sustentabilidade
Cadeia produtiva - agroindústria
Data de apresentação: 2-Jul-2020
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: LIMA, Gabriel William Boente. As contribuições da suinocultura para a economia circular: uma revisão sistemática da literatura. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O sistema produtivo mais utilizado pela humanidade, baseado na exploração dos recursos naturais visando a produção de bens de consumo pode ser chamado de Economia Linear, porém, é notório que este sistema acarreta em muitos desperdícios; tendo isso em vista, um outro sistema produtivo, denominado de Economia Circular, foi pensado visando eliminar os desperdícios, mantendo os recursos na cadeia produtiva por mais tempo possível. Uma das produções que mais geram impacto no mundo é a suinocultura, pois a carne suína é uma das mais consumidas mundialmente, o que traz a necessidade de grandes volumes produzidos em diversos países; por conta do alto volume, a suinocultura é relevante para a transição do sistema da Economia Linear para a Economia Circular, assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as práticas que têm sido adotadas pela suinocultura e saber em que medida estão alinhadas com o que é preconizado pela EC. Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008). Os dados foram analisados através de Análises Estatísticas e do Discurso, onde nesta análise, foi utilizada uma ferramenta elaborada pelo Ellen McArthur Foundation (2015) denominada estrutura ReSOLVE. A partir dos critérios definidos na revisão sistemática de literatura, foram selecionados 29 trabalhos para compor a análise de conteúdo, de onde foram identificadas 14 práticas que foram agrupadas em 8 grandes práticas gerais que representam as contribuições da suinocultura para a economia circular, que são: Nutrição Animal Otimizada; Tratamento De Dejetos; Uso De Insumos Renováveis; Concepção De Instalações “Circulares”; Otimização De Instalações; Integração De Cadeias; Cooperativismo; Boas Práticas De Gestão. Este trabalho contribuiu com a literatura da Economia Circular e iluminou as práticas que estão alinhadas com a economia circular que já são adotadas por uma cadeia produtiva relevante em escala global.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.