Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaelMartinsGodinho.pdf500,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura empreendedora : um estudo sobre o empreendedor brasiliense no ramo de restaurantes e lanchonetes na Asa Norte
Autor(es): Godinho, Rafael Martins
Orientador(es): Pinheiro, Claúdia Oliveira
Assunto: Empreendedorismo
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: GODINHO, Rafael Martins. Cultura empreendedora: um estudo sobre o empreendedor brasiliense no ramo de restaurantes e lanchonetes na Asa Norte. 2011. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho visa explorar a cultura empreendedora no ramo de restaurantes e lanchonetes na asa norte. A metodologia foi a entrevista semi-estruturada. Como participantes do estudo, os empresários do setor de restaurantes e lanchonetes da Asa norte de Brasília. Foram analisadas variáveis como a idade do empreendimento e seu surgimento, a existência de outro empreendimento com o mesmo dono, a formação de um plano de negócio ou similar, o valor do investimento inicial, o conhecimento prévio no ramo, as características e dificuldades no setor, a formação dos proprietários, o horário de funcionamento, características da clientela, segmentação e concorrência. A pesquisa explorou o empresário e empresas do ramo de refeições, demonstrando que entre as características do empreendedor de Brasília há peculiaridades que fogem ao perfil de pesquisas realizadas por entidades governamentais e independentes. Encontrou-se que é mais comum para os participantes investirem mais que o resto do país para abrir o empreendimento. Os entrevistados têm uma formação acadêmica maior que o resto do país. Os empreendimentos possuem mais de 5 anos de existência. A maioria à frente dos negócios são mulheres. Os empreendedores consideram que apenas empresas do ramo sejam seus concorrentes e no geral vislumbraram uma oportunidade no mercado para empreender.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons