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Título: Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins : uma percepção empresa/consumidor
Autor(es): Sousa, Lucas Alves de Azevedo
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Jogos eletrônicos
Marketing
Consumidores - preferência
Pesquisa motivacional (Marketing)
Data de apresentação: 5-Jun-2020
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: SOUSA, Lucas Alves de Azevedo. Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins: uma percepção empresa/consumidor. 2020. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa de marketing consiste em identificar, coletar, analisar, disseminar e usar informações de forma sistemática e objetiva para melhorar a tomada de decisões relacionadas com a identificação e solução de problemas, bem como com as oportunidades de marketing, por exemplo, para a decisão a respeito do desenvolvimento de um produto. Este trabalho busca explorar e demonstrar algumas das principais práticas utilizadas por empresas durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento de skins – determinada classe de itens digitais, comercializadas/distribuídas durante a prática de certos jogos online, através do uso de princípios da pesquisa de marketing. O objetivo foi investigar as práticas mais recorrentes de pesquisa de informação para o desenvolvimento de itens digitais, explícitas e implícitas, utilizadas por empresas desenvolvedoras de jogos MOBA. A metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, devido à conveniência do método para criar um paralelo entre as práticas verdadeiramente utilizadas pelas empresas e as percebidas pelos consumidores, assim como entre a pesquisa de marketing. Os resultados apontam que é possível, sim, destrinchar essas práticas, mesmo que implícitas, almejando a comparação, combinação, adaptação para outros contextos e seleção entre elas. Dentre outras considerações pode-se ainda mencionar uma aparente saturação do mercado de skins, com o atributo preço sendo um fator fundamental. Este estudo contribui para que sejam incitadas mais pesquisas sobre jogos eletrônicos online e seu potencial como ferramenta de pesquisa/ensino, uma vez que se demonstra possível o relacionamento de temas como a pesquisa de marketing e o desenvolvimento de itens digitais, como os itens para MOBAS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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