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dc.contributor.advisorGonçalves, Elizânia de Araújo-
dc.contributor.authorSousa, Lucas Alves de Azevedo-
dc.identifier.citationSOUSA, Lucas Alves de Azevedo. Práticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins: uma percepção empresa/consumidor. 2020. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa de marketing consiste em identificar, coletar, analisar, disseminar e usar informações de forma sistemática e objetiva para melhorar a tomada de decisões relacionadas com a identificação e solução de problemas, bem como com as oportunidades de marketing, por exemplo, para a decisão a respeito do desenvolvimento de um produto. Este trabalho busca explorar e demonstrar algumas das principais práticas utilizadas por empresas durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento de skins – determinada classe de itens digitais, comercializadas/distribuídas durante a prática de certos jogos online, através do uso de princípios da pesquisa de marketing. O objetivo foi investigar as práticas mais recorrentes de pesquisa de informação para o desenvolvimento de itens digitais, explícitas e implícitas, utilizadas por empresas desenvolvedoras de jogos MOBA. A metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, devido à conveniência do método para criar um paralelo entre as práticas verdadeiramente utilizadas pelas empresas e as percebidas pelos consumidores, assim como entre a pesquisa de marketing. Os resultados apontam que é possível, sim, destrinchar essas práticas, mesmo que implícitas, almejando a comparação, combinação, adaptação para outros contextos e seleção entre elas. Dentre outras considerações pode-se ainda mencionar uma aparente saturação do mercado de skins, com o atributo preço sendo um fator fundamental. Este estudo contribui para que sejam incitadas mais pesquisas sobre jogos eletrônicos online e seu potencial como ferramenta de pesquisa/ensino, uma vez que se demonstra possível o relacionamento de temas como a pesquisa de marketing e o desenvolvimento de itens digitais, como os itens para MOBAS.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa motivacional (Marketing)pt_BR
dc.titlePráticas de empresas de jogos MOBA de pesquisa de informação de desenvolvimento de skins : uma percepção empresa/consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-31T18:28:10Z-
dc.date.available2020-10-31T18:28:10Z-
dc.date.submitted2020-06-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25829-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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