Título: | Estratégias de inovação no agronegócio : um estudo sobre a promoção de hackathons acadêmicos pela Embrapa no período de 2016 a 2018 |
Autor(es): | Jorcelino, Tallyrand Moreira |
Orientador(es): | Farias, Josivania Silva |
Assunto: | Inovações agrícolas Transferência de tecnologia Agronegócios Capital intelectual Empreendedorismo Embrapa Hackathons |
Data de apresentação: | 8-Jul-2019 |
Data de publicação: | 31-Out-2020 |
Referência: | JORCELINO, Josivania Silva. Estratégias de inovação no agronegócio: um estudo sobre a promoção de hackathons acadêmicos pela Embrapa no período de 2016 a 2018. 2019. xx, 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Os esforços na promoção dos eventos Hackathons permeiam instituições públicas e
privadas capazes de mobilizar diferentes públicos em prol de valorizar expertises da
área de engenharia de softwares e áreas correlatas, com temas de setores
produtivos. O presente trabalho objetiva avaliar a promoção de Hackathons
Acadêmicos pela Embrapa que visam fortalecer a transformação digital no
agronegócio, considerando-se propósitos, forma de organização, parceiros
envolvidos, motivação dos participantes, principais resultados obtidos, dificuldades e
desafios. A metodologia da pesquisa foi exploratório-descritiva e adotou a
abordagem qualitativa e se baseou em busca sistemática em clipping de notícias,
análise documental, entrevista com uso de roteiro semiestruturado, formulário
google forms. O público da pesquisa totalizou em 25 participantes, sendo seis
gestores promotores dos eventos, quatro professores/coordenadores de instituições
educacionais localizadas no Distrito Federal, e 15 alunos/egressos de instituições
educacionais pública/privada. Os resultados mostram relatos de alunos/egressos,
professores/coordenadores, gestores/promotores dos eventos Hackathons, em que
a atitude e o aprendizado colaboram para a melhoria da consciência em prol das
lacunas e demandas de serviços e soluções digitais que o campo da agricultura
carece. Os relatos dos alunos/egressos mostram a importância da aproximação da
instituição educacional junto à instituição setorial, do ponto de vista do ganho de
aprendizagem. Os relatos dos professores/coordenadores apontaram a importância
dos eventos Hackathons para a promoção da aprendizagem dos alunos, que
favorece a melhoria da consciência de problemas sociais, principalmente, os
presentes na agricultura brasileira. Ainda, percebe-se a relevância de trabalhos
conjuntos como melhorias da imagem institucional, promovendo a participação
social. Os relatos de gestores/promotores dos eventos Hackathons, demonstram a
importância de recursos financeiros para continuidade dos eventos. Valorizam as
parcerias que tiveram junto às instituições educacionais e instituições privadas,
essenciais à realização das edições de Hackathon Acadêmico Embrapa. Logo, por
meio da pesquisa, observou-se os avanços e tendências da temática Hackathon nos
setores públicos e privados do segmento do agronegócio, como também, o
empenho da Embrapa em seu processo de reorganização para fortalecer os
compromissos ligados à transformação digital e ao ecossistema de inovação em
âmbito nacional. |
Abstract: | The efforts in the promotion of Hackathons events permeate public and private
institutions able to mobilize different publics in order to value expertise in the area of
software engineering and related areas, with themes of productive sectors. The
present study aims to evaluate the promotion of Academic Hackathons by Embrapa,
which aim to strengthen the digital transformation in agribusiness, considering
purposes, organization, partners involved, motivation of the participants, main results
obtained, difficulties and challenges. The methodology of the research was
exploratory-descriptive and adopted the qualitative approach and was based on
systematic search in clipping of news, documentary analysis, interview with use of
semi-structured script, form google forms. The public of the research totaled 25
participants, with six managers promoting events, four teachers / coordinators of
educational institutions located in the Federal District, and 15 students / graduates
from public / private educational institutions. The results show reports of students /
graduates, teachers / coordinators, managers / promoters of the Hackathons events,
where attitude and learning collaborate to improve awareness of the gaps and
demands of digital services and solutions that the field of agriculture lacks . The
reports of the students / graduates show the importance of the approach of the
educational institution to the sectoral institution, from the point of view of learning
gain. The reports of the teachers / coordinators pointed out the importance of
Hackathons events for the promotion of student learning, which favors the
improvement of awareness of social problems, especially those present in Brazilian
agriculture. Also, we can see the relevance of joint work as improvements of the
institutional image, promoting social participation. The reports of managers /
promoters of Hackathons events, demonstrate the importance of financial resources
for the continuity of events. They value the partnerships that have had with the
educational institutions and private institutions, essential to the accomplishment of
the editions of Academic Hackathon Embrapa. Therefore, through the research, it
was observed the advances and tendencies of the Hackathon subject in the public
and private sectors of the agribusiness segment, as well as the commitment of
Embrapa in its reorganization process to strengthen the commitments related to
digital transformation and the ecosystem of innovation at the national level.. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
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