Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SarahNogueiraVaz_tcc.pdf790,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal (2017)
Autor(es): Vaz, Sarah Nogueira
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Desempenho escolar
Ensino fundamental
Educação - aspectos sociais
Estudantes - desempenho escolar
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 31-Out-2020
Referência: VAZ, Sarah Nogueira Fatores associados ao desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal (2017). 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar associações entre fatores ligados às características dos alunos e das escolas e o desempenho em Matemática dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do Distrito Federal. A estratégia metodológica adotada teve como base um modelo linear hierárquico, ideal para lidar com a estrutura hierárquica dos dados educacionais. Os dados, de natureza quantitativa, foram extraídos dos microdados da edição de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os principais resultados apontam que o incentivo dos pais ao estudo, a presença de computador em casa, o nível socioeconômico médio da escola, o trabalho fora de casa e o atraso escolar influenciam na nota do aluno. Por outro lado, a série em que o aluno entrou na escola, a infraestrutura da escola (representada pela existência e estado de conservação de salas de aula e de bibliotecas) e a formação do docente não se mostraram significativas ao modelo, ou seja, não foram relevantes para explicar o desempenho escolar do aluno. Esta pesquisa buscou contribuir para o debate acerca da qualidade da educação e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas direcionadas à melhoria dos resultados educacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.