Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SarahNogueiraVaz_tcc.pdf790,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGomes, Vanessa Cabral-
dc.contributor.authorVaz, Sarah Nogueira-
dc.identifier.citationVAZ, Sarah Nogueira Fatores associados ao desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal (2017). 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é investigar associações entre fatores ligados às características dos alunos e das escolas e o desempenho em Matemática dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do Distrito Federal. A estratégia metodológica adotada teve como base um modelo linear hierárquico, ideal para lidar com a estrutura hierárquica dos dados educacionais. Os dados, de natureza quantitativa, foram extraídos dos microdados da edição de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os principais resultados apontam que o incentivo dos pais ao estudo, a presença de computador em casa, o nível socioeconômico médio da escola, o trabalho fora de casa e o atraso escolar influenciam na nota do aluno. Por outro lado, a série em que o aluno entrou na escola, a infraestrutura da escola (representada pela existência e estado de conservação de salas de aula e de bibliotecas) e a formação do docente não se mostraram significativas ao modelo, ou seja, não foram relevantes para explicar o desempenho escolar do aluno. Esta pesquisa buscou contribuir para o debate acerca da qualidade da educação e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas direcionadas à melhoria dos resultados educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - desempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.titleFatores associados ao desempenho escolar dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal (2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-31T14:43:34Z-
dc.date.available2020-10-31T14:43:34Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.