Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClaudiaLopesMartins_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novas tecnologias da informação e comunicação na educação do campo : desafios do letramento digital com estudantes da Ledoc-UnB
Autor(es): Martins, Cláudia Lopes
Orientador(es): Gonçalves, Felipe Canova
Assunto: Educação do campo
Tecnologia da informação e comunicação
Letramento
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: MARTINS, Cláudia Lopes. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação do campo: desafios do letramento digital com estudantes da Ledoc-UnB. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa voltada à análise do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) pelos estudantes da habilitação em Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo – Universidade de Brasília, buscando entender potencialidades, limites e desafios neste uso. Tendo como objetivo demonstrar o interesse de usar esses recursos das tecnologias dentro e fora da sala de aula, e buscando meios para manter conectados e atualizados aos aparatos da tecnologia, com o entendimento das dificuldades de se manter conectado a uma boa informação no campo. A pesquisa de campo foi feita com descrição etnográfica e entrevistas semi-estruturadas com estudantes do curso, dividindo-os em quatro grupos temáticos relacionados ao uso e acesso às NTICs e utilizando como instrumento de dados um questionário com seis perguntas distintas a cada grupo. A fundamentação teórica está embasada nos autores Molina (2014), Sá (2012), Caldart (2012), Soares (2003), Rojo (2009), Maimone e Ribeiro (2015), Paula e Mané (2016), Gómez (2011), Barbero (2000) e Boal (2003). Diante das falas dos estudantes fica evidenciada a necessidade do uso das NTICs dentro e fora da sala de aula, com os resultados apontando que a maioria dos entrevistados usa os aparatos tecnológicos como recursos didáticos, bem como os estudantes demonstram a necessidade do uso e a dificuldade, principalmente econômica, para manterem-se conectados a uma boa informação, tanto nas escolas do campo como em seu cotidiano.
Resumén: El presente trabajo de conclusión de curso es una investigación cualitativa orientada al análisis del uso de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación (NTICs) por los estudiantes de la habilitación en Lenguajes de la Licenciatura en Educación del Campo - Universidad de Brasilia, buscando entender potencialidades, límites y desafíos en este uso. Con el objetivo de demostrar el interés de usar esos recursos de las tecnologías dentro y fuera del aula, y buscando medios para mantener conectados y actualizados a los aparatos de la tecnología, con el entendimiento de las dificultades de mantenerse conectado a una buena información en el campo. La investigación de campo fue hecha con una descripción etnográfica y entrevistas semiestructuradas con estudiantes del curso, dividiéndolos en cuatro grupos temáticos relacionados al uso y acceso a las NTICs y utilizando como instrumento de datos un cuestionario con seis preguntas distintas a cada grupo. La fundamentación teórica está basada en los autores Molina (2014), Sá (2012), Caldart (2012), Soares (2003), Rojo (2009), Maimone e Ribeiro (2015), Paula e Mané (2016), Gómez (2011), Barbero (2000) y Boal (2003). Ante las palabras de los estudiantes queda evidenciada la necesidad del uso de las NTIC dentro y fuera del aula, con los resultados apuntando que la mayoría de los entrevistados usa los aparatos tecnológicos como recursos didácticos, así como los estudiantes demuestran la necesidad del uso y la dificultad, principalmente económica, para mantenerse conectados a una buena información, tanto en las escuelas del campo como en su cotidiano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.