Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Felipe Canova | - |
dc.contributor.author | Martins, Cláudia Lopes | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Cláudia Lopes. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação do campo: desafios do letramento digital com estudantes da Ledoc-UnB. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa voltada à
análise do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) pelos
estudantes da habilitação em Linguagens da Licenciatura em Educação do Campo –
Universidade de Brasília, buscando entender potencialidades, limites e desafios neste
uso. Tendo como objetivo demonstrar o interesse de usar esses recursos das tecnologias
dentro e fora da sala de aula, e buscando meios para manter conectados e atualizados
aos aparatos da tecnologia, com o entendimento das dificuldades de se manter
conectado a uma boa informação no campo. A pesquisa de campo foi feita com
descrição etnográfica e entrevistas semi-estruturadas com estudantes do curso,
dividindo-os em quatro grupos temáticos relacionados ao uso e acesso às NTICs e
utilizando como instrumento de dados um questionário com seis perguntas distintas a
cada grupo. A fundamentação teórica está embasada nos autores Molina (2014), Sá
(2012), Caldart (2012), Soares (2003), Rojo (2009), Maimone e Ribeiro (2015), Paula e
Mané (2016), Gómez (2011), Barbero (2000) e Boal (2003). Diante das falas dos
estudantes fica evidenciada a necessidade do uso das NTICs dentro e fora da sala de
aula, com os resultados apontando que a maioria dos entrevistados usa os aparatos
tecnológicos como recursos didáticos, bem como os estudantes demonstram a
necessidade do uso e a dificuldade, principalmente econômica, para manterem-se
conectados a uma boa informação, tanto nas escolas do campo como em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.title | Novas tecnologias da informação e comunicação na educação do campo : desafios do letramento digital com estudantes da Ledoc-UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-30T14:36:46Z | - |
dc.date.available | 2020-10-30T14:36:46Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25805 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente trabajo de conclusión de curso es una investigación cualitativa orientada al
análisis del uso de las Nuevas Tecnologías de Información y Comunicación (NTICs)
por los estudiantes de la habilitación en Lenguajes de la Licenciatura en Educación del
Campo - Universidad de Brasilia, buscando entender potencialidades, límites y desafíos
en este uso. Con el objetivo de demostrar el interés de usar esos recursos de las
tecnologías dentro y fuera del aula, y buscando medios para mantener conectados y
actualizados a los aparatos de la tecnología, con el entendimiento de las dificultades de
mantenerse conectado a una buena información en el campo. La investigación de campo
fue hecha con una descripción etnográfica y entrevistas semiestructuradas con
estudiantes del curso, dividiéndolos en cuatro grupos temáticos relacionados al uso y
acceso a las NTICs y utilizando como instrumento de datos un cuestionario con seis
preguntas distintas a cada grupo. La fundamentación teórica está basada en los autores
Molina (2014), Sá (2012), Caldart (2012), Soares (2003), Rojo (2009), Maimone e
Ribeiro (2015), Paula e Mané (2016), Gómez (2011), Barbero (2000) y Boal (2003).
Ante las palabras de los estudiantes queda evidenciada la necesidad del uso de las NTIC
dentro y fuera del aula, con los resultados apuntando que la mayoría de los entrevistados
usa los aparatos tecnológicos como recursos didácticos, así como los estudiantes
demuestran la necesidad del uso y la dificultad, principalmente económica, para
mantenerse conectados a una buena información, tanto en las escuelas del campo como
en su cotidiano. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|