Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlosWillianDeAquino_tcc.pdf229,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direito à educação : dificuldades e desafios dos estudantes para ter acesso a educação do campo
Autor(es): Aquino, Carlos Wiliam de
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Evasão escolar
Educação do campo
Ensino médio
Data de apresentação: 29-Jul-2018
Data de publicação: 30-Out-2020
Referência: AQUINO, Carlos Wiliam de. Direito à educação: dificuldades e desafios dos estudantes para ter acesso a educação do campo. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a evasão escolar das jovens e dos jovens da comunidade de Canabrava, no município de Flores de Goiás, identificando as maiores dificuldades destes em concluir os seus estudos na escola do campo no nível médio. Os autores que estudei para fundamentar meu trabalho foram CASTRO (2012), ARROYO (2007), GADOTTI (2013) e CRESWELL (2010). A metodologia escolhida para esse trabalho foi a qualitativa. Foi apresentado um questionário a dezessete estudantes do ensino médio da escola Canabrava, abordando esse tema, pois as respostas do questionário apresentavam respostas similares. O resultado do trabalho de pesquisa representa um diagnóstico de situações que desmotivam os jovens do campo a seguir com seus estudos até a conclusão do ensino médio.
Abstract: The objective of this study is to analyze the school dropout among young people and young people in the community of Canabrava, in the municipality of Flores de Goiás, identifying their greatest difficulties in completing their studies in the middle school field. The authors I studied to substantiate my work were CASTRO (2012), ARROYO (2007), GADOTTI (2013) e CRESWELL (2010). The methodology chosen for this work was qualitative. A questionnaire was presented to seventeen high school students from the Canabrava school, addressing this theme, since the responses of the questionnaire presented similar answers. The result of the research work represents a diagnosis of situations that discourage young people from the field to follow with their studies until the end of high school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.