Título: | O uso do audiovisual no ensino de história : desafios, potencialidades e limites na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiás |
Autor(es): | Coutinho, Ana Carolina de Deus |
Orientador(es): | Gonçalves, Felipe Canova |
Assunto: | Audiovisual Recursos audiovisuais História - estudo e ensino Ensino - meios auxiliares |
Data de apresentação: | 11-Jan-2019 |
Data de publicação: | 30-Out-2020 |
Referência: | COUTINHO, Ana Carolina de Deus. O uso do audiovisual no ensino de história: desafios, potencialidades e limites na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiás. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do audiovisual no ensino de
história, na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiás. Foi utilizada a
metodologia da pesquisa qualitativa de observação e análise do trabalho
desenvolvido em sala de aula, com foco no filme “Quilombo” de Carlos Diegues e a
identidade quilombola. A pesquisa está fundamentada nas contribuições teóricas de
Nadotti e Diegues (1984), Napolitano (2013), Kochhann e Resende (2016),
Bernardet (2000) e Martins et al. (2010) que abordam sobre o uso de filme no
ensino de história. Esta pesquisa, a partir da análise sobre a possibilidade de uso
dessa ferramenta no ensino, contribui com uma reflexão que será de interesse dos
professores de história e de demais disciplinas voltadas à inclusão do cinema na
sala de aula, com uso de forma crítica. |
Abstract: | This work aims to investigate the use of audiovisual in the teaching of history,
in the school of the community of São José, Cavalcante-Goiás. The methodology of
the qualitative research of observation and analysis of the work developed in class
was used, focusing on the film "Quilombo" by Carlos Diegues and the quilombola
identity. The research is based on the theoretical contributions of Nadotti and
Diegues (1984), Napolitano (2013), Kochhann and Resende (2016), Bernardet
(2000) and Martins et al. (2010) that deal with the use of film in the teaching of
history. This research, based on the analysis about the possibility of using this tool in
teaching, contributes with a reflection that will be of interest to the teachers of history
and other disciplines focused on the inclusion of cinema in the classroom, with critical
use. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.