Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaDeDeusCoutinho_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canova-
dc.contributor.authorCoutinho, Ana Carolina de Deus-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Ana Carolina de Deus. O uso do audiovisual no ensino de história: desafios, potencialidades e limites na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiás. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar o uso do audiovisual no ensino de história, na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiás. Foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa de observação e análise do trabalho desenvolvido em sala de aula, com foco no filme “Quilombo” de Carlos Diegues e a identidade quilombola. A pesquisa está fundamentada nas contribuições teóricas de Nadotti e Diegues (1984), Napolitano (2013), Kochhann e Resende (2016), Bernardet (2000) e Martins et al. (2010) que abordam sobre o uso de filme no ensino de história. Esta pesquisa, a partir da análise sobre a possibilidade de uso dessa ferramenta no ensino, contribui com uma reflexão que será de interesse dos professores de história e de demais disciplinas voltadas à inclusão do cinema na sala de aula, com uso de forma crítica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.titleO uso do audiovisual no ensino de história : desafios, potencialidades e limites na escola da comunidade de São José, Cavalcante-Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-30T13:27:34Z-
dc.date.available2020-10-30T13:27:34Z-
dc.date.submitted2019-01-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25798-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to investigate the use of audiovisual in the teaching of history, in the school of the community of São José, Cavalcante-Goiás. The methodology of the qualitative research of observation and analysis of the work developed in class was used, focusing on the film "Quilombo" by Carlos Diegues and the quilombola identity. The research is based on the theoretical contributions of Nadotti and Diegues (1984), Napolitano (2013), Kochhann and Resende (2016), Bernardet (2000) and Martins et al. (2010) that deal with the use of film in the teaching of history. This research, based on the analysis about the possibility of using this tool in teaching, contributes with a reflection that will be of interest to the teachers of history and other disciplines focused on the inclusion of cinema in the classroom, with critical use.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.