Título: | Vivências coletivas que conduzem o trabalho da ciranda infantil do curso de licenciatura em Educação do Campo - UnB/Planaltina |
Autor(es): | Oliveira, Thiago Morais de |
Orientador(es): | Wolff, Eliete Ávila |
Coorientador(es): | Reck, Jair |
Assunto: | Educação do campo Educação de crianças |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | OLIVEIRA, Thiago Morais de. Vivências coletivas que conduzem o trabalho da ciranda infantil do curso de licenciatura em Educação do Campo - UnB/Planaltina. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho vem à luz expressar o reconhecimento das finas
qualidades inerentes ao espaço lúdico e de cuidado educativo Ciranda Infantil, da
Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), na Universidade de Brasília, campus
Planaltina (FUP/UnB), durante minha formação no curso. A Ciranda Infantil da
LEdoC, criada em 2008 junto à inserção universitária da segunda turma, na UnB, e
institucionalizada enquanto Projeto de Extensão, em 2011, é um espaço formativo
que acolhe crianças com idade de 8 meses a 4 anos, trazidas à universidade por
estudantes desta licenciatura que são mães. Muitas destas mães residem em
comunidades distantes do campus, mas, ainda que algumas habitem comunidades
do Distrito Federal, também não têm com quem deixar estas crianças, as quais não
alcançaram idade escolar. Com isto, este espaço de cuidado educativo vem
ofertando a oportunidade de facilitar o desenvolvimento acadêmico destas
estudantes mães e, ao mesmo tempo, em coletividade, contribuindo com o
desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças acolhidas, e lapidando os
processos formativos das pessoas envolvidas, ao ampliar a discussão a respeito da
educação infantil, especialmente a do campo, visando aprimorar as práticas
pedagógicas. Esta monografia é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada por
meio de um estudo de caso, e teve como propósito contribuir com a reflexão sobre
os processos formativos presentes, tanto no cotidiano da ciranda, como nas
coletividades formadas para atender as crianças. Em torno da ciranda estão
presentes tensões e conflitos que se tornam força para promover debates, reflexões,
dentro da Ciranda, entre as mães, estudantes, funcionários, corpo docente e dentro
dos espaços da FUP. Dão forma ao processo, e oportunizam a superação de limites.
O desenvolvimento de estudos científicos a respeito do desenvolvimento humano e
aprendizagem abrem caminhos para novos questionamentos sobre a Ciranda da
LEdoC/UnB. A educação do campo, em busca de direitos universais legítimos, de
acesso e permanência às Instituições de Ensino para as famílias do Campo, das
Águas e das Florestas propõe caminhos coletivos para o processo de formação. No
entanto, a convivência em sociedade, em específico uma sociedade de classe,
contém profundas contradições geradoras de desigualdade e exclusão. A pesquisa
mostra que os processos grupais contém estas contradições e tensões gerais, e
outras específicas ou singulares, que são propulsoras constantes de novas
aprendizagens, quando promovem a reflexão e a busca de soluções conjuntas. Este
trabalho versa sobre tais tensões e reflexões. |
Abstract: | The present work brings to light the recognition of the fine qualities inherent in the
ludic and educational care space area named Ciranda Infantil, from the Rura`ls
Education graduation (LEdoC), at the University of Brasília, Planaltina campus (FUP
/ UnB), during my training in the course. The LEdoC`s Ciranda Infantil, created in
2008 together with the university insertion of the second class at UnB, and
institutionalized as an Extension Project, in 2011, is a educational space that
welcomes children aged 8 months to 4 years, brought to the university by students of
this degree who are mothers. Many of these mothers live in communities far from
campus, but while some live in communities in the Federal District, they also have no
place to leave these children, who have not reached school age. With this, this space
of educational care has been offering the opportunity to facilitate the academic
development of these mother students and, at the same time, collectively,
contributing to the affective and cognitive development of the children received, and
polishing the formative processes of the people involved. Broaden the discussion
about early childhood education, especially that of the rural`s childhooh, in order to
improve pedagogical practices. This monograph is the result of a qualitative
research, conducted through a case study, and wishes and intended to contribute to
the reflection on the training processes present, both in the daily life of the ciranda,
as well as in the collectivities formed to serve children. Around the ciranda there are
tensions and conflicts that become the force to promote debates, reflections within
Ciranda, among mothers, students, staff, faculty and within the spaces of the FUP.
They shape the process and make it possible to overcome limits. The development
of scientific studies on human development and learning, open the way for new
questions about the LEdoC/UnB`s Ciranda. The Rural`s Education, in search of
legitimate universal rights, of access and permanence to the educational institutions
for the rural families, proposes collective paths for the formation process. However,
coexistence in society, in particular a class society, contains profound contradictions
that generate inequality and exclusion. Research shows that group processes
contain these general and other specific or singular contradictions and tensions that
are constant drivers of new learning when they promote reflection and the search for
joint solutions. This research deals with such tensions and reflections. |
Resumén: | Este trabajo saca a la luz el reconocimiento de las excelentes cualidades inherentes
al espacio de atención lúdica y educativa Ciranda Infantil, del Grado en Educación
de Campo (LEdoC), en la Universidad de Brasilia, campus de Planaltina (FUP /
UnB), durante mi formación en el por supuesto El LEdoC Children's Ciranda, creado
en 2008 junto con la inserción universitaria de la segunda clase en la UnB, e
institucionalizado como Proyecto de Extensión, en 2011, es un espacio de
capacitación que acoge a niños de 8 meses a 4 años, traído a la universidad por
estudiantes de este grado que son madres. Muchas de estas madres viven en
comunidades alejadas del campus, pero aunque algunas viven en comunidades en
el Distrito Federal, tampoco tienen lugar para dejar a estos niños, que no han
alcanzado la edad escolar. Con esto, este espacio de atención educativa ha estado
ofreciendo la oportunidad de facilitar el desarrollo académico de estas madres
estudiantes y, al mismo tiempo, colectivamente, contribuyendo al desarrollo afectivo
y cognitivo de los niños recibidos, y puliendo los procesos formativos de las
personas involucradas. Ampliar la discusión sobre la educación de la primera
infancia, especialmente la del campo, para mejorar las prácticas pedagógicas. Esta
monografía es el resultado de una investigación cualitativa, realizada a través de un
estudio de caso, y con el propósito de contribuir a la reflexión sobre los procesos de
capacitación presentes, tanto en la vida cotidiana de las ciranda como en las
colectividades formadas para servir a los niños. Alrededor de la ciranda hay
tensiones y conflictos que se convierten en la fuerza para promover debates,
reflexiones dentro de Ciranda, entre madres, estudiantes, personal, facultad y dentro
de los espacios de la FUP. Dan forma al proceso y permiten superar los límites. El
desarrollo de estudios científicos sobre desarrollo humano y aprendizaje abre el
camino para nuevas preguntas sobre el Ciranda LEdoC / UnB. La educación del
campo, en busca de derechos universales legítimos, de acceso y permanencia a las
instituciones educativas para las familias del campo, las aguas y los bosques,
propone caminos colectivos para el proceso de formación. Sin embargo, la
convivencia en la sociedad, en particular una sociedad de clases, contiene
profundas contradicciones que generan desigualdad y exclusión. La investigación
muestra que los procesos grupales contienen estas contradicciones y tensiones
generales y otras específicas o singulares que son motores constantes del nuevo
aprendizaje cuando promueven la reflexión y la búsqueda de soluciones conjuntas.
Este artículo trata sobre tales tensiones y reflexiones. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.