Título: | Sistema familiar integrado de produção de alimentos : um exemplo pedagógico na construção de conhecimentos contextualizados |
Autor(es): | Caetano, Karla Dias Lopes |
Orientador(es): | Reck, Jair |
Assunto: | Agroecologia Agricultura sustentável |
Data de apresentação: | 12-Mar-2019 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | CAETANO, Karla Dias Lopes. Sistema familiar integrado de produção de alimentos: um exemplo pedagógico na construção de conhecimentos contextualizados. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Flores de Goiás - GO, 2019. |
Resumo: | A produção sustentável utilizada desde a antiguidade foi colocada em posição de
alternativa para poucos diante da agricultura chamada hoje de convencional, porém a
agroecologia, a qualidade de vida e alimentação, bem como as relações de transição de
uma para a outra, retornaram à classe dos(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais. Não
apenas o modo mais ligado a eco-lógica, mas também seu caráter pedagógico de
aprendizado conectado à vida é abordado neste trabalho. As referências que buscaram
apoiar os saberes teóricos com os saberes práticos aproveitando sempre as possíveis
adaptações à realidade da família e comunidade foram elencadas na pesquisa. A título
de exemplo, Primavesi defende a natureza como a base da nossa vida e que sem
sabermos lidar com ela não existimos mais. A Chácara Dona Kaetana, local que sedia o
presente estudo, situa-se no Assentamento São Vicente, no município de Flores de
Goiás, cerca de 50 km da cidade. Nesta pesquisa de campo, também foram registradas
as experiência e os resultados obtidos no sistema familiar integrado de produção de
alimentos vivenciada pela própria pesquisadora e sua família nos últimos 2 anos. Por
ser estudante da Licenciatura em Educação do Campo e já experiente em sala de aula,
a pesquisadora enxergou a possibilidade de usar seu Sistema como uma ferramenta
pedagógica na construção de conhecimentos contextualizados. E através de aula
planejada e produção de vídeo aplicada à turma do 9º ano da escola da comunidade,
em uma visita à Chácara, com a ajuda de colegas estagiários da Licenciatura e das
professoras da escola, que trabalharam juntos como grupo focal, a pesquisadora obteve
resultados que permitiram firmar compromissos entre seu Sistema agroalimentar e a
comunidade escolar, na perspectiva de articular os princípios e fundamentos
agroecológicos defendidos pelo conjunto de ideias que orientam a Educação do Campo. |
Abstract: | The sustainable production used since antiquity has been placed in an alternative
position for few in the face of the agriculture that is nowadays called conventional, but
agroecology, quality of life and food, as well as the relations of transition from one to the
other, have returned to the rural workers. Not only the mode most connected to ecologic, but also its pedagogical character of connected learning to life is approached in
this work. The references that sought to support the theoretical knowledge with the
practical knowledge, always taking advantage of possible adaptations to the reality of the
family and community were listed in the research. As an example, Ana Maria Primavesi
argues that nature is the basis of our life and that, without knowing how to deal with it, we
no longer exist. The Dona Kaetana’s farm, which is the headquarters of the present
study, is located in the São Vicente rural settlement, in the municipality of Flores de
Goiás, about 50 km from the city. In this field research, the experiences and results
obtained in the integrated family food production system experienced by the researcher
and her family in the last 2 years were also recorded. As a Countryside Education
student and already experienced in the classroom, the researcher saw the possibility of
using her System as a pedagogical tool in the construction of contextualized knowledge.
She planned lessons and video production and applied the community school's 9th
grade class on a visit to the farm with the help of her fellow interns and school teachers
who worked together as a focus group. She has obtained results that allowed her to
establish commitments between her Agro-Food System and the school community, with
the perspective of articulating the principles and agroecological foundations defended by
the set of ideas that guide the education of the field. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.