Título: | Contribuições da feira de ciências realizada no ensino fundamental da Escola Municipal Canabrava |
Autor(es): | Magalhães, Wanderson Pereira |
Orientador(es): | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza |
Assunto: | Feira de ciências Ciências (Ensino fundamental) Ciências - ensino - experimentação |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 22-Out-2020 |
Referência: | MAGALHÃES, Wanderson Pereira. Contribuições da feira de ciências realizada no ensino fundamental da Escola Municipal Canabrava. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho busca a realização de Feiras de Ciências no calendário escolar da
Escola Municipal Rural Canabrava, como proposta de metodologia no ensino de
Ciências, com a perspectiva voltada para sensibilizar, conscientizar e ensinar práticas
à comunidade de como utilizar e preservar corretamente os recursos hídricos. Com o
apoio da comunidade escolar, a pesquisa foi desenvolvida com a participação e
engajamento dos educandos e da comunidade escolar, tanto nas aulas práticas e
expositivas, quanto nas oficinas e no desenvolvimento dos experimentos. Como
ferramenta para analisar o trabalho desenvolvido, houve aplicação de questionários
semiestruturados à um grupo de educandos da comunidade escolar antes e após a Feira
de Ciências. No início do processo, foi observada grande fragilidade dos educandos
com relação ao conhecimento do tema “Água”, e sua relação com o ensino de
Ciências. Porém, a aplicação da metodologia e explanações percebeu-se que os
educandos envolvidos poderão desempenhar um papel social diferenciado na
comunidade. |
Resumén: | En el presente trabajo se busca la realización de Feria de Ciencias en el calendario escolar de
la Escuela Municipal Rural Canabrava, como propuesta de melodología, en el marco de la
Feria de las Ciencias en el calendario escolar de la Escuela Municipal Rural Canabrava, como
propuesta de melodología en la enseñanza de las ciencias, con la perspectiva volcada para
sensibilizar, concientizar y enseñar prácticas a la comunidad de cómo utilizar y
correlacionando los recursos hídricos. Con el apoyo de la comunidad escolar, la investigación
fue desarrollada con la participación y compromiso de los educandos y de la comunidad
escolar, tanto en las clases prácticas y expositivas como en los talleres y en el desarrollo de
los experimentos. Como herramienta para analizar el trabajo desarrollado, hubo aplicación de
cuestionarios semiestructurados a un grupo de educandos de la comunidad escolar antes y
después de la Feria de Ciencias. En el início del proceso, se observó gran fragilidad de los
educandos con relación al conocimiento del tema "Agua, y su relación con la enseñanza de
las ciencias, pero la aplicación de la metodología y preservar explicaciones se percibió que
los educandos involucrados cumplir un papel social diferenciado en la comunidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.