Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WandersonPereiraMagalhaes_tcc.pdf576,43 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscilla Coppola de Souza-
dc.contributor.authorMagalhães, Wanderson Pereira-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Wanderson Pereira. Contribuições da feira de ciências realizada no ensino fundamental da Escola Municipal Canabrava. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca a realização de Feiras de Ciências no calendário escolar da Escola Municipal Rural Canabrava, como proposta de metodologia no ensino de Ciências, com a perspectiva voltada para sensibilizar, conscientizar e ensinar práticas à comunidade de como utilizar e preservar corretamente os recursos hídricos. Com o apoio da comunidade escolar, a pesquisa foi desenvolvida com a participação e engajamento dos educandos e da comunidade escolar, tanto nas aulas práticas e expositivas, quanto nas oficinas e no desenvolvimento dos experimentos. Como ferramenta para analisar o trabalho desenvolvido, houve aplicação de questionários semiestruturados à um grupo de educandos da comunidade escolar antes e após a Feira de Ciências. No início do processo, foi observada grande fragilidade dos educandos com relação ao conhecimento do tema “Água”, e sua relação com o ensino de Ciências. Porém, a aplicação da metodologia e explanações percebeu-se que os educandos envolvidos poderão desempenhar um papel social diferenciado na comunidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFeira de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãopt_BR
dc.titleContribuições da feira de ciências realizada no ensino fundamental da Escola Municipal Canabravapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T17:18:44Z-
dc.date.available2020-10-22T17:18:44Z-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25785-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2En el presente trabajo se busca la realización de Feria de Ciencias en el calendario escolar de la Escuela Municipal Rural Canabrava, como propuesta de melodología, en el marco de la Feria de las Ciencias en el calendario escolar de la Escuela Municipal Rural Canabrava, como propuesta de melodología en la enseñanza de las ciencias, con la perspectiva volcada para sensibilizar, concientizar y enseñar prácticas a la comunidad de cómo utilizar y correlacionando los recursos hídricos. Con el apoyo de la comunidad escolar, la investigación fue desarrollada con la participación y compromiso de los educandos y de la comunidad escolar, tanto en las clases prácticas y expositivas como en los talleres y en el desarrollo de los experimentos. Como herramienta para analizar el trabajo desarrollado, hubo aplicación de cuestionarios semiestructurados a un grupo de educandos de la comunidad escolar antes y después de la Feria de Ciencias. En el início del proceso, se observó gran fragilidad de los educandos con relación al conocimiento del tema "Agua, y su relación con la enseñanza de las ciencias, pero la aplicación de la metodología y preservar explicaciones se percibió que los educandos involucrados cumplir un papel social diferenciado en la comunidade.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.