Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaBernardesDosSantos_tcc.pdf644,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música como recurso didático no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Jéssica Bernardes dos
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Música na educação
Recursos didáticos
Ensino fundamental
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: SANTOS, Jéssica Bernardes dos. A música como recurso didático no ensino fundamental. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta os benefícios da música no processo de ensino aprendizagem, nos anos finais do ensino fundamental, na escola do campo. Os benefícios que ela proporciona aos estudantes quando utilizada como recurso didático, podem auxiliar no desenvolvimento da inteligência e torna a aprendizagem mais estimulante. Normalmente o trabalho musical é mais comum nos anos iniciais do ensino fundamental e ao longo do tempo essa prática para de ser utilizada. Os estudantes se identificam muito com a música, pois ela proporciona o bem-estar e facilita a construção do conhecimento. Os professores enfrentam muitas dificuldades na hora de lecionar os conteúdos em sala de aula e ter as ferramentas corretas pode facilitar o ensino e aprendizagem. A música proporciona aos estudantes a aprendizagem com alegria. A partir da necessidade de compreender a dificuldade no processo de ensino aprendizagem, levantou-se a seguinte problematização: como algo tão apreciado por todos, a música, pode contribuir para o aprendizado dos estudantes? Logo, o objetivo geral deste estudo foi apresentar a música como instrumento didático na construção do conhecimento no oitavo e nono ano do ensino fundamental. Este trabalho utilizou a abordagem de natureza qualitativa. No final desta pesquisa foi possível compreender que a música faz parte do processo existencial do ser humano e está presente em nosso cotidiano. Devido a sua presença na rotina humana, estamos habituados a sua linguagem, o que facilita nossa percepção dos conteúdos quando expressados por meio dela, além de nos beneficiar com o prazer espiritual. O trabalho demonstrou que a música é uma relevante ferramenta para a contribuição da construção do conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.