Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mané, Djiby | - |
dc.contributor.author | Santos, Jéssica Bernardes dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Bernardes dos. A música como recurso didático no ensino fundamental. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os benefícios da música no processo de ensino
aprendizagem, nos anos finais do ensino fundamental, na escola do campo. Os
benefícios que ela proporciona aos estudantes quando utilizada como recurso
didático, podem auxiliar no desenvolvimento da inteligência e torna a
aprendizagem mais estimulante. Normalmente o trabalho musical é mais
comum nos anos iniciais do ensino fundamental e ao longo do tempo essa
prática para de ser utilizada. Os estudantes se identificam muito com a música,
pois ela proporciona o bem-estar e facilita a construção do conhecimento. Os
professores enfrentam muitas dificuldades na hora de lecionar os conteúdos
em sala de aula e ter as ferramentas corretas pode facilitar o ensino e
aprendizagem. A música proporciona aos estudantes a aprendizagem com
alegria. A partir da necessidade de compreender a dificuldade no processo de
ensino aprendizagem, levantou-se a seguinte problematização: como algo tão
apreciado por todos, a música, pode contribuir para o aprendizado dos
estudantes? Logo, o objetivo geral deste estudo foi apresentar a música como
instrumento didático na construção do conhecimento no oitavo e nono ano do
ensino fundamental. Este trabalho utilizou a abordagem de natureza qualitativa.
No final desta pesquisa foi possível compreender que a música faz parte do
processo existencial do ser humano e está presente em nosso cotidiano.
Devido a sua presença na rotina humana, estamos habituados a sua
linguagem, o que facilita nossa percepção dos conteúdos quando expressados
por meio dela, além de nos beneficiar com o prazer espiritual. O trabalho
demonstrou que a música é uma relevante ferramenta para a contribuição da
construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A música como recurso didático no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T16:32:03Z | - |
dc.date.available | 2020-10-22T16:32:03Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25779 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|