Título: | O estágio supervisionado em Serviço Social e seus marcos regulatórios : contribuições da categoria nos encontros CBAS 2010, 2013, 2016 e ENPESS 2010, 2012, 2014 e 2016 |
Autor(es): | Bessoni, Lillian Alves |
Orientador(es): | Albuquerque, Miriam de Souza Leão |
Assunto: | Estágios supervisionados Serviço social - estudo e ensino Congressos acadêmicos Estudantes universitários Formação profissional |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 21-Out-2020 |
Referência: | BESSONI, Lillian Alves. O estágio supervisionado em Serviço Social e seus marcos regulatórios: contribuições da categoria nos encontros CBAS 2010, 2013, 2016 e ENPESS 2010, 2012, 2014 e 2016. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade analisar o estágio supervisionado no Serviço
Social a partir das produções científicas acerca do tema nos encontros CBAS (2010,
2013 e 2016) e ENPESS (2010, 2012, 2014 e 2016), com o recorte dos marcos
regulatórios e das regulamentações, procurando perceber o que era citado e
sobressaltado acerca das regulamentações para o desenvolvimento do Estágio. O estágio
supervisionado em Serviço Social constituiu-se como momento da formação onde os
valores éticos-políticos da profissão se concretizam diante da oportunidade do aluno ter
o contato com a prática profissional do Assistente Social; a percepção da importância
desse momento foi o que impulsionou as análises deste estudo. As produções, apesar de
terem em comum o tema estágio supervisionado, não tinham conteúdos
hegemônicos.Sendo assim, houve um mapeamento para reunir as produções que
puderam alavancar o estudo e, a partir da leitura destas publicações, há a constatação
acerca da importância do estágio supervisionado em Serviço Social. Todo este processo
foi pautado pela busca de encontrar o que de fato impulsiona – ou não – as produções
neste campo. Por fim, a metodologia adotada, foi uma análise documental e agrega alma
a este trabalho visando analisar o estágio supervisionado em Serviço Social junto aos
seus marcos, a partir das produções da categoria nos CBAS e ENPESS encontradas nos
anais dos dois congressos. As principais percepções acerca das análises feitas são
reflexos do comprometimento da categoria em alavancar os debates sobre estágio
supervisionado em Serviço Social nas produções.É notável a importância do estágio na
formação profissional do Assistente Social como momento ímpar para uma formação
pautada nos valores éticos-políticos da profissão. |
Abstract: | The purpose of this paper is to analyze the supervised internship in Social Work from
the scientific productions about the theme in the CBAS meetings (2010, 2013 and 2016)
and ENPESS (2010, 2012, 2014 and 2016) with the cut of regulatory frameworks and
regulations, trying to perceive what was cited and startled about the regulations for the
development of the Internship. The supervised internship in Social Work was a moment
of formation where the ethical-political values of the profession materialized in view of
the opportunity of the student to have contact with the professional life of a Social
Worker, the perception of the importance of this moment was what stimulated the
analyzes of this work. The productions despite of having in common the theme
supervised internship did not have hegemonic contents, thus, there was a mapping to
gather the productions that could leverage the study and from the reading of these
publications, there is the confirmation about the importance of supervised internship in
Service Social. All this process was based on the search to find what actually drives - or
not - the productions in this area. Finally, the methodology adopted was a documentary
analysis that adds soul to this work aiming to analyze the supervised stage in social
service next to its milestones from the productions of the class in the CBAS and
ENPESS found in the annals of the both congresses. The main perceptions about the
analyzes are reflections of the category's commitment to leverage the debates about
supervised internship in Social Work in the productions, it is remarkable the importance
of the internship in the professional training of the Social Worker as a unique moment
for a formation based on the ethical-political values of the profession. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.