Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25764
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LillianAlvesBessoni_tcc.pdf938,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Miriam de Souza Leão-
dc.contributor.authorBessoni, Lillian Alves-
dc.identifier.citationBESSONI, Lillian Alves. O estágio supervisionado em Serviço Social e seus marcos regulatórios: contribuições da categoria nos encontros CBAS 2010, 2013, 2016 e ENPESS 2010, 2012, 2014 e 2016. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade analisar o estágio supervisionado no Serviço Social a partir das produções científicas acerca do tema nos encontros CBAS (2010, 2013 e 2016) e ENPESS (2010, 2012, 2014 e 2016), com o recorte dos marcos regulatórios e das regulamentações, procurando perceber o que era citado e sobressaltado acerca das regulamentações para o desenvolvimento do Estágio. O estágio supervisionado em Serviço Social constituiu-se como momento da formação onde os valores éticos-políticos da profissão se concretizam diante da oportunidade do aluno ter o contato com a prática profissional do Assistente Social; a percepção da importância desse momento foi o que impulsionou as análises deste estudo. As produções, apesar de terem em comum o tema estágio supervisionado, não tinham conteúdos hegemônicos.Sendo assim, houve um mapeamento para reunir as produções que puderam alavancar o estudo e, a partir da leitura destas publicações, há a constatação acerca da importância do estágio supervisionado em Serviço Social. Todo este processo foi pautado pela busca de encontrar o que de fato impulsiona – ou não – as produções neste campo. Por fim, a metodologia adotada, foi uma análise documental e agrega alma a este trabalho visando analisar o estágio supervisionado em Serviço Social junto aos seus marcos, a partir das produções da categoria nos CBAS e ENPESS encontradas nos anais dos dois congressos. As principais percepções acerca das análises feitas são reflexos do comprometimento da categoria em alavancar os debates sobre estágio supervisionado em Serviço Social nas produções.É notável a importância do estágio na formação profissional do Assistente Social como momento ímpar para uma formação pautada nos valores éticos-políticos da profissão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.subject.keywordServiço social - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCongressos acadêmicospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado em Serviço Social e seus marcos regulatórios : contribuições da categoria nos encontros CBAS 2010, 2013, 2016 e ENPESS 2010, 2012, 2014 e 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-21T21:24:44Z-
dc.date.available2020-10-21T21:24:44Z-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25764-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this paper is to analyze the supervised internship in Social Work from the scientific productions about the theme in the CBAS meetings (2010, 2013 and 2016) and ENPESS (2010, 2012, 2014 and 2016) with the cut of regulatory frameworks and regulations, trying to perceive what was cited and startled about the regulations for the development of the Internship. The supervised internship in Social Work was a moment of formation where the ethical-political values of the profession materialized in view of the opportunity of the student to have contact with the professional life of a Social Worker, the perception of the importance of this moment was what stimulated the analyzes of this work. The productions despite of having in common the theme supervised internship did not have hegemonic contents, thus, there was a mapping to gather the productions that could leverage the study and from the reading of these publications, there is the confirmation about the importance of supervised internship in Service Social. All this process was based on the search to find what actually drives - or not - the productions in this area. Finally, the methodology adopted was a documentary analysis that adds soul to this work aiming to analyze the supervised stage in social service next to its milestones from the productions of the class in the CBAS and ENPESS found in the annals of the both congresses. The main perceptions about the analyzes are reflections of the category's commitment to leverage the debates about supervised internship in Social Work in the productions, it is remarkable the importance of the internship in the professional training of the Social Worker as a unique moment for a formation based on the ethical-political values of the profession.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.