Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GuilhermeAugustoOliveiraPereira_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fomento à participação política de crianças e adolescentes na educação básica do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Guilherme Augusto Torquato de Oliveira
Orientador(es): Goin, Mariléia
Assunto: Educação básica
Educação de crianças
Educação do adolescente
Participação política
Data de apresentação: 10-Set-2019
Data de publicação: 21-Out-2020
Referência: PEREIRA, Guilherme Augusto Torquato de Oliveira. O fomento à participação política de crianças e adolescentes na educação básica do Distrito Federal. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a educação básica pode constituir-se em espaço de fomento à participação política de crianças e adolescentes no Distrito Federal, enquanto elementos fundamentais para formação da consciência política desse público, a fim de elucidar estratégias que promovam o desenvolvimento e a consolidação da autonomia e o reconhecimento desses como sujeitos de direitos, ante os desafios de superar a educação como instrumento, historicamente, utilizado pela classe dominante para manutenção de sua ideologia e ante os estigmas equivocados atribuídos à política, que afastam a população da participação política. Nesse sentido, a metodologia adotada é de pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, de fontes primárias e secundárias, por meio de revisão bibliográfica de materiais que abordaram sobre educação, participação política e direitos de crianças e adolescentes, disponíveis no formato impresso ou eletrônico; e de exploração de fontes documentais, de marcos legislativos nacionais e internacionais, com o emprego de roteiro norteador, que levou à constituição de um mapa de fontes de informação analítica e propiciaram a apreensão do conhecimento, científico, técnico e histórico do objeto de estudo, proporcionando a construção dos fundamentos para o desenvolvimento da investigação. Os resultados do estudo demonstram que há experiências de fomento à participação política de crianças na educação infantil do Distrito Feral, no entanto, a educação fundamental e básica ainda carecem de projetos que fomentem o exercício da cidadania ativa de crianças e adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.