Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Goin, Mariléia | - |
dc.contributor.author | Pereira, Guilherme Augusto Torquato de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Guilherme Augusto Torquato de Oliveira. O fomento à participação política de crianças e adolescentes na educação básica do Distrito Federal. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar como a educação básica pode constituir-se
em espaço de fomento à participação política de crianças e adolescentes no Distrito Federal,
enquanto elementos fundamentais para formação da consciência política desse público, a fim
de elucidar estratégias que promovam o desenvolvimento e a consolidação da autonomia e o
reconhecimento desses como sujeitos de direitos, ante os desafios de superar a educação como
instrumento, historicamente, utilizado pela classe dominante para manutenção de sua
ideologia e ante os estigmas equivocados atribuídos à política, que afastam a população da
participação política. Nesse sentido, a metodologia adotada é de pesquisa quali-quantitativa de
natureza exploratória, de fontes primárias e secundárias, por meio de revisão bibliográfica de
materiais que abordaram sobre educação, participação política e direitos de crianças e
adolescentes, disponíveis no formato impresso ou eletrônico; e de exploração de fontes
documentais, de marcos legislativos nacionais e internacionais, com o emprego de roteiro
norteador, que levou à constituição de um mapa de fontes de informação analítica e
propiciaram a apreensão do conhecimento, científico, técnico e histórico do objeto de estudo,
proporcionando a construção dos fundamentos para o desenvolvimento da investigação. Os
resultados do estudo demonstram que há experiências de fomento à participação política de
crianças na educação infantil do Distrito Feral, no entanto, a educação fundamental e básica
ainda carecem de projetos que fomentem o exercício da cidadania ativa de crianças e
adolescentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação política | pt_BR |
dc.title | O fomento à participação política de crianças e adolescentes na educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T21:21:52Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21T21:21:52Z | - |
dc.date.submitted | 2019-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25763 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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