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Título: A Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e a assistência social : limites e possibilidades
Autor(es): Silva, Vitória Mesquita
Orientador(es): Albuquerque, Miriam de Souza Leão
Assunto: Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Educação permanente
Assistência social
Serviço social
Data de apresentação: 21-Dez-2018
Data de publicação: 20-Out-2020
Referência: SILVA, Vitória Mesquita. A Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e a assistência social: limites e possibilidades. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe aprofundar os estudos e debates acerca da implementação da Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – PNEP/SUAS por meio do Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS; visando sua construção histórica, marcos regulatórios e os resultados obtidos na primeira e segunda fase de execução do mesmo, pelos anos de 2012 a 2014; tendo como delimitação territorial para análise, todas as regiões brasileiras. Entende-se a necessidade de repensar a condição do trabalhador da Assistência Social, visto as mudanças ocorridas na década de 1990 com a implementação dos marcos regulatórios da Política de Assistência Social frente a Constituição Federal de 1988 que buscaram regulamentar tal enquanto direito ao cidadão, mas também, rompendo com um viés conservador e paternalista presente na mesma até então. Destaca também a necessidade de pensar as condições postas aos mesmos diante da contrarreforma apresentada ainda neste período, bem como, os avanços do neoliberalismo no que diz respeito às políticas econômicas atreladas ao capitalismo, como forma de repensar os novos arranjos da questão social presentes na sociedade e, em especial, no trabalho. Considerando tais delimitações, a pesquisa apresentada foi construída em torno dos marcos teóricos atrelados ao tema de assistência social, educação permanente e o percurso formativo, CapacitaSUAS, para trabalho frente ao capitalismo na política de Assistência Social. Acrescenta-se que para materialização deste trabalho foi utilizado o método dialético, tendo em vista o procedimento histórico e comparativo para melhor agrupamento das informações. Ainda, para viabilização da pesquisa foram utilizadas fontes primárias; além de fontes secundárias, tais como, pesquisas bibliográficas, onde foi realizado o recolhimento de informações via artigos, teses, monografias, entre outros. A apresentação e exposição do tema mostra-se necessário para pensar a necessidade de políticas de caráter formativo que visem romper com estigmas da própria política de Assistência Social, ao mesmo tempo em que, repensa a condição do trabalhador tendo em vista, suas realidades e ganhos com o mesmo.
Abstract: This Course Conclusion Paper proposes to deepen the studies and debates about the implementation of the Permanent Education of the Unified Social Assistance System - PNEP / SUAS through the National Training Program of SUAS - CapacitaSUAS; aiming at its historical construction, regulatory frameworks and the results obtained in the first and second phase of execution of the same, for the years 2012 to 2014; having as territorial delimitation for analysis, all Brazilian regions. It is understood the need to rethink the condition of the Social Assistance worker, since the changes occurred in the 1990s with the implementation of the regulatory frameworks of the Social Assistance Policy in front of the Federal Constitution of 1988 that sought to regulate this as a right to the citizen, but also, breaking with a conservative and paternalistic bias present in it until then. It also highlights the need to think about the conditions placed on them in the face of the counter-reform presented in this period, as well as the advances of neoliberalism in economic policies tied to capitalism as a way of rethinking the new arrangements of the social question present in society and in particular at work. Considering these delimitations, the research presented was built around theoretical frameworks linked to the theme of social assistance, permanent education and the training course, CapacitaSUAS, to work on capitalism in Social Assistance policy. It is added that for the materialization of this work the dialectical method was used, considering the historical and comparative procedure for better grouping of information. Also, to make the research feasible, primary sources were used; as well as secondary sources, such as bibliographical research, where the collection of information was carried out through articles, theses, monographs, among others. The presentation and presentation of the theme is necessary to think about the need for training policies that seek to break with the stigmas of the Social Assistance policy itself, while at the same time rethinking the condition of the worker in view of their realities and gains with the same.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
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