Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Salvador, Evilásio da Silva | - |
dc.contributor.author | Martins, Rufo Alves | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Rufo Alves. Financiamento da educação profissional e tecnológica no Brasil: histórico e composição. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como questão norteadora buscar apreender o histórico da
política de educação profissional e tecnológica no Brasil, bem como analisar execução
orçamentária e o direcionamento dos investimentos no campo educacional no Brasil.
Com o objetivo geral de compreender e analisar o histórico da política de educação
profissional e tecnológica no Brasil, bem como o arranjo do implemento orçamentário e
da direção dos investimentos no educacional brasileiro. Tem por objetivo específico,
proporcionar apreensão sobre o financiamento da Educação Profissionalizante e
Tecnológica; compreender o histórico da política de educação profissional e tecnológica
no Brasil; e analisar a execução orçamentária; e verificar a direção dos investimentos no
campo da educação profissionalizante. O primeiro capítulo traz um panorama histórico
da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, começando pelo período 1937 até
nossos dias, buscando, com isso, posicionar a primeira reforma educacional e os seus
acontecimentos no tempo e no espaço, como precursora da LDB/96, assim como o
procedimento que culminou com moderna reforma educacional, verificando o contínuo
debate sobre a investida neoliberal. Já o segundo capítulo, expõe a estruturação e a
composição normativa do Fundo público e traz uma discussão sobre o financiamento da
política de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, pós CF/88. O terceiro
capítulo procura a apresentar a Educação Profissional como estratégia de
desenvolvimento e a inclusão social e pauta a questão do financiamento como um dos
seus eixos centrais, de maneira que a política de educação profissional deveria ter um
sistema de financiamento organizado, para atender as expectativas que lhes são
atribuídas pela população. O quarto capítulo analisa de forma breve as informações dos
direcionamentos orçamentários e dos investimentos educacional público e seu contexto
na Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Por fim, a consideração final que faz
uma avaliação geral do texto com uma critica aos modelos apresentados nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação técnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orçamento público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | Financiamento da educação profissional e tecnológica no Brasil : histórico e composição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T17:10:40Z | - |
dc.date.available | 2020-10-20T17:10:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018-03-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25737 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has as a guiding question to seek to apprehend the history of the
politics of professional and technological education in Brazil, as well as analyze budget
execution and the direction of investments in the educational field in Brazil. With the
general objective of understanding and analyzing the history of the politics of
professional and technological education in Brazil, as well as the arrangement of the
budget implementation and the direction of investments in the Brazilian education. Its
specific objective is to provide apprehension about the financing of Vocational and
Technological Education; understand the history of professional and technological
education policy in Brazil; and analyze budget execution; and to verify the direction of
investments in the field of vocational education. The first chapter presents a historical
overview of Brazilian Professional and Technological Education, starting from the
period 1937 to the present day, in order to position the first educational reform and its
events in time and space, as a precursor to LDB / 96, like the procedure that culminated
with modern educational reform, verifying the continuous debate on the neoliberal
onslaught. The second chapter presents the structure and normative composition of the
Public Fund and brings a discussion about the financing of the Brazilian Professional
and Technological Education policy, post CF / 88. The third chapter seeks to present
Vocational Education as a development strategy and social inclusion and guides the
issue of financing as one of its central axes, so that vocational education policy should
have an organized funding system to meet expectations which are attributed to them by
the population. The fourth chapter briefly analyzes the information on budgetary
directions and public educational investments and their context in Vocational and
Technological Education in Brazil. Finally, the final consideration that makes a general
evaluation of the text with a criticism of the models presented in this research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|