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Título: O lúdico nas práticas de leitura e escrita na educação infantil
Autor(es): Poyares, Vanessa Teixeira
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Ludicidade
Educação de crianças
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 3-Dez-2019
Data de publicação: 16-Out-2020
Referência: POYARES, Vanessa Teixeira. O lúdico nas práticas de leitura e escrita na educação infantil. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a relação do lúdico com a aprendizagem e a aquisição da leitura e escrita na Educação Infantil, tendo como recorte a observação em um Jardim de Infância do Distrito Federal, Brasília. O foco principal deste trabalho foi reconhecer a importância de trabalhar de forma lúdica com as crianças, promovendo uma aprendizagem significativa, assim como a interação entre os pares. A fim de que este objetivo fosse cumprido, realizou-se uma análise a partir de documentos legais sobre a Educação Infantil, como também pesquisas em estudos que tratam da ludicidade nesta etapa escolar. Neste âmbito, foi observado a importância das atividades lúdicas em relação ao processo de alfabetização e letramento para as crianças pequenas, sendo os jogos e as brincadeiras agentes que contribuem para a aprendizagem mais significativa. Para isso, contou com a participação de uma turma de 1º período, com crianças na faixa etária de 4 anos e, através desta pesquisa, de cunho qualitativo, foram feitas observações com o intuito de conhecer mais a respeito da ludicidade no processo de alfabetização, assim como realizou-se uma entrevista semiestruturada com a professora e a gestora da instituição. Dessa forma, é possível perceber, que o lúdico possibilita uma aprendizagem mais prazerosa e atrativa. Neste sentido, tanto o brincar dirigido quanto o brincar livre proporcionam momentos para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e afetivo das crianças. Assim, a partir de estudos realizados e a observação durante a pesquisa de campo, é passível de compreensão que a leitura e a escrita caminham de forma interligada e que trabalhar com a ludicidade permite maior concentração das crianças, despertando o prazer no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper analyzes the relationship between ludic and learning, also between the acquisition of reading and writing in Early Childhood Education, based on an observation in the kindergarten of the Federal District, in Brasilia. The main focus of this work was to recognize the importance of working in a playful way with children, promoting meaningful learning as well as peer interaction. In order to achieve this goal, an analysis was made from legal documents on early childhood education, as well as research in studies that deal with playfulness in this school stage. In this context, it was observed the importance of playful activities in relation to the process of alphabetisation and literacy for young children. Games and play was observed as agents responsible to improve the learning process, making it way more significant. For this, the participation of a class of 1st period, with children in the age group of 4 years and, through this research, of qualitative nature, observations were made in order to know more about playfulness in the process of literacy, as well as a semi-structured interview with the teacher and the manager of the institution. Thus, it is possible to realize that the playful enables a more enjoyable, funny and attractive learning. Following this way, both directed play and free play provide moments for the cognitive, physical, social and affective development of children. In the end, from studies and observation during the field research, it is understandable that reading and writing go hand in hand and that working with playfulness allows greater concentration of children, making the teaching-learning process more pleasurable.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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