Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Tatiana Yokoy de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Nicole Pachêco | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Nicole Pachêco. O uso de animações japonesas na educação: protagonismo infantil, imaginação e empatia. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias desenvolvidas desde a modernidade transformaram as relações sociais, por meio
da mediatização e por novos meios de comunicação. Novos saberes foram encorajados, assim
como novos modos de aprender, o que incidiu diretamente nos espaços escolares e na educação.
Desde então, um dos principais meios de comunicação são os produtos audiovisuais,
frequentemente presentes na vida cotidiana das crianças e pouco explorados como metodologia
pedagógica nos ambientes educacionais. A partir da fundamentação na abordagem sociocultural
de desenvolvimento humano, o presente trabalho buscou analisar o potencial pedagógico do uso
de animações japonesas para promover processos de desenvolvimento e as aprendizagens de
crianças, assim como o estímulo do protagonismo infantil através de mediações pedagógicas que
utilizam animações japonesas, contação de história, produção de textos e debate coletivo.
Buscou-se também identificar a contribuição de práticas pedagógicas coletivas e dialógicas na
fomentação da autonomia das crianças e seu desenvolvimento moral e empático no contato com a
alteridade, a fim de oportunizar práticas que permitam o exercício de um papel ativo na
construção de uma cultura democrática de uma comunidade de aprendizagem. Para isso, foi
realizada uma pesquisa de campo em uma Escola Classe do DF que envolveu duas atividades
desenvolvidas a partir de animações japonesas. A primeira atividade contemplou a exibição e
roda de debate sobre a animação A Viagem de Chihiro (2001) junto a crianças dos 4º e 5º anos do
Ensino Fundamental. A segunda envolveu a contação de um conto japonês adaptado da animação
O Conto da Princesa Kaguya (2013) e a produção de desenhos e textos por crianças dos 2º e 3º
anos do Ensino Fundamental. A análise dos indicadores empíricos da pesquisa se baseou na
proposta de núcleos de significação, levando em consideração a linguagem audiovisual como
potencialidade a ser explorada no campo da educação. Os resultados encontrados mostram que o
emprego da comunicação audiovisual com intencionalidade educativa colabora para: tornar o
repertório de referências culturais mais diversos; co-construir significados dialogicamente entre
pares; e para promover a atividade criadora, a imaginação e as competências socioemocionais das
crianças. As atividades realizadas possibilitaram o compartilhamento de experiências, o contato
com a alteridade e a construção de novos saberes sobre direitos das crianças; estereótipos de
gênero e de beleza; protagonismo infantil; transformações subjetivas; relações afetivas; dentre
outros. Verificou-se desdobramentos relacionados ao desenvolvimento moral, afetivo e empático
das crianças, de críticas aos circunscritores da cultura do consumo, da relevância de espaços
escolares que possibilitem maior liberdade e participação ativa das crianças e de atividades
escolares compromissadas com a promoção do desenvolvimento integral da criança, para além da
sua dimensão cognitiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animação por computador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O uso de animações japonesas na educação : protagonismo infantil, imaginação e empatia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T14:10:04Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T14:10:04Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25718 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Technologies developed since modernity has transformed social relations through mediatization
and new media. New knowledge was encouraged, also new ways of learning, which had a direct
impact on school spaces and education. Since then, one of the principal means of communication
is audiovisual products, often present in the daily life of children and less explored as a
pedagogical methodology in educational environments. Based on the sociocultural approach to
human development, the present work aims to analyze the pedagogical potential of the use of
Japanese animations to promote developmental processes and children's learning, as well as the
stimulation of child protagonism through pedagogical mediations using Japanese animations,
storytelling, text production, and collective debate. Also attempted to identify the contribution of
collective and dialogical pedagogical practices in fostering children's autonomy and their moral
and empathic development in contact with otherness, to provide practices that allow the exercise
of an active role in the construction of a democratic culture learning community. For this, field
research was carried out in a DF Class School that involved two activities developed from
Japanese animations. The first activity included the exhibition and discussion about the animation
Spirited Away (2001) with the 4th and 5th grade of Elementary School. The second involved the
telling of a Japanese tale adapted from the animation The Tale of the Princess Kaguya (2013) and
the production of drawings and texts by children in the 2nd and 3rd grades of elementary school.
The analysis of the empirical indicators of the research was based on the proposal of meaning
cores, taking into consideration the audiovisual language as potentiality to be explored in the field
of education. The results show that the use of audiovisual communication with educational intent
collaborates to: make the repertoire of cultural references more diverse; co-construct meanings
dialogically between peers; and promote children's creative activity, imagination, and socioemotional skills. The activities made possible the sharing of experiences, contact with otherness
and the construction of new knowledge about children's rights; gender and beauty stereotypes;
child protagonism; subjective transformations; affective relationships; among others.
Developments related to the moral, affective and empathic development of children, criticism of
circumscribers of consumer culture, the relevance of school spaces that allow greater freedom
and active participation of children and school activities committed to the promotion of integral
development, were found, beyond their cognitive dimension. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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