Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25713
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaDeLourdesDeLira_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorLira, Maria de Lourdes de-
dc.identifier.citationLIRA, Maria de Lourdes de. O olhar de professores sobre a participação da gestão escolar na construção do projeto político-pedagógico. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como norte analisar a percepção dos professores sobre papel da gestão escolar na participação do projeto político pedagógico da escola. Considera-se que o PPP diz muito da identidade cultural e social de determinada comunidade escolar, bem como, seus recursos pedagógicos, suas necessidades, seus anseios e projetos, faz-se necessário que se desenvolva em uma gestão democrática e participativa de todos os que fazem parte da mesma, tanto a comunidade interna quanto externa; os pais, conselhos escolares, fóruns de educação. A pesquisa de abordagem qualitativa se apoiou nos procedimentos metodológicos de entrevista semiestruturada e análise documental em fontes primárias e secundárias. Os estudos de Veiga (2010), Vieira (2007), Bordenave (1997), Andrade (2015), Oliveira et al (2007) se constituíram como aporte teórico necessário para desvelar os dados obtidos na pesquisa e campo, cujos resultados evidenciaram que a participação da gestão escolar na construção do PPP é processual. Além disso, na percepção de alguns educadores entrevistados, ainda permanece, a ideia de que são as gestoras, que conduzem o processo de construção do PPP, são o “carro chefe”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.titleO olhar de professores sobre a participação da gestão escolar na construção do projeto político-pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T16:17:27Z-
dc.date.available2020-10-15T16:17:27Z-
dc.date.submitted2019-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25713-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research aimed to analyze teachers' perceptions about the role of school management in the participation of the school's pedagogical political project. It is considered that the PPP says much about the cultural and social identity of a particular school community, as well as its pedagogical resources, needs, aspirations and projects. It is necessary that it develops into a democratic and participative management of all They are part of it, both the internal and external community; parents, school boards, education forums. The qualitative approach research was based on the methodological procedures of semistructured interview and documentary analysis in primary and secondary sources. The studies of Veiga (2010), Vieira (2007), Bordenave (1997), Andrade (2015), Oliveira et al (2007) were the necessary theoretical support to unveil the data obtained in the research and field, whose results showed that School management participation in the construction of the PPP is procedural. Moreover, in the perception of some interviewed educators, the idea that managers lead the PPP construction process is still the “flagship”.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.