Título: | Ações interventivas no processo de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Milfont, Marcella Inácio |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Alfabetização Letramento Intervenção pedagógica Educação de crianças |
Data de apresentação: | 10-Dez-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | MILFONT, Marcella Inácio. Ações interventivas no processo de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | São muitas as discussões acerca da alfabetização e da prática do letramento no âmbito
educacional. Essa fase é compreendida como basilar no desenvolvimento de toda a
aprendizagem escolar, pois habilidades essenciais como leitura e escrita são desenvolvidas de
maneira sistemática, por isso devem ser oferecidas com qualidade, de forma que atenda as
necessidades de todos os discentes. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o
processo de alfabetização e letramento e as estratégias didáticas realizadas pela escola,
especialmente, pela professora alfabetizadora em sala de aula, percebendo o desenvolvimento
de crianças de 1º ano do ensino fundamental durante um ano letivo em uma escola pública do
Distrito Federal. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico com vistas a trazer subsídios
para as discussões realizadas, fundamentando-se em referências como Soares (2004), Ferreiro
(1985), Morais (2012), Vygotsky (1999), Nery (2007), entre outros. A pesquisa de abordagem
qualitativa do tipo descritiva teve como instrumentos de análise os relatórios das observações
feitas durante a Residência Pedagógica, as atividades desenvolvidas pela professora
alfabetizadora, os resultados dos testes da psicogênese e a entrevista com a professora regente
acerca da alfabetização, do letramento e das ações interventivas. De acordo com as
informações obtidas e da análise realizada, a professora ao perceber a alfabetização em uma
perspectiva do letramento e ao considerar as especificidades de cada estudante, utilizando-se
das estratégias didáticas de maneira adequada, atingiu o objetivo principal dessa ação: a
promoção de aprendizagem do estudante e a evolução de sua leitura e escrita. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.