Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CleideFatimaDeMoraes_tcc.pdf446,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As competências legais da gestão do sistema de ensino nos primórdios de Brasília (1959-1960)
Autor(es): Moraes, Cleide Fátima de
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Educação - história
Educação - Distrito Federal
Gestão escolar
Brasília (DF) - educação
Data de apresentação: 21-Out-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: MORAES, Cleide Fátima de. As competências legais da gestão do sistema de ensino nos primórdios de Brasília (1959-1960). 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia, de caráter historiográfico, tem como objetivo geral investigar as competências legais na gestão do sistema de ensino de Brasília, entre os anos de 1959 a 1960. Os objetivos específicos são três: 1) analisar a historiografia sobre a educação em Brasília, para situar o lugar que a gestão do ensino tem ocupado nas narrativas históricas sobre o ensino na capital federal; 2) demarcar a legislação escolar enquanto fonte histórica para o estudo da gestão do ensino em Brasília; 3) apontar as competências legais estabelecidas para a gestão do ensino em Brasília entre os anos de 1959 a 1960, na legislação consultada. O recorte escolhido para a pesquisa principia em 1959, quando da criação do Departamento de Divisão Cultura da NOVACAP e posteriormente da CASEB, às quais coube inicialmente a gestão do sistema de ensino na capital em construção e finda em 1960, quando, com a criação da Fundação Educacional do Distrito Federal, a gestão do sistema de ensino em Brasília passa a este novo órgão. Contudo, recuos temporais até 1957 também serão feitos, a fim de complementar a análise da cronologia efetivamente privilegiada para estudo. A fonte privilegiada é a legislação escolar do período. A monografia organiza-se em três capítulos, cada um deles dedicado a um dos objetivos específicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.