Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarinaBertulliRodriguesDaCunha_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorCunha, Marina Bertulli Rodrigues da-
dc.identifier.citationCUNHA, Marina Bertulli Rodrigues da. Formação de professores: no contexto da educação inclusiva. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa trata-se da questão da formação dos professores em relação a educação especial e a importância da capacitação dos professores, além de também abordar a relação professor-aluno que têm importância no aprendizado do estudante. Também está presente nessa pesquisa o referencial teórico sobre o tema, o desenvolvimento do assunto abordado, explicações e relatos das observações que foram feitas na instituição de ensino. O presente estudo de caso têm como objetivos reunir informações a partir de observações feitas ao longo do processo acadêmico da pesquisadora a fim de incentivar a formação dos professores na Educação Especial e mostrar os seus desafios e prováveis soluções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa se baseando nas observações e relatos de experiências feitas desde 2015 em duas escolas (pública e privada), na primeira tendo três alunos com Síndrome de Down e na segunda tendo um aluno com Síndrome de Souto e dois autistas. O estudo teve também como base o pensador Vygotsky entre outros para a fundamentação teórica. Através das estratégias pedagógicas analisadas ao longo da pesquisa, pode-se identificar que as professoras observadas foram capazes de enfrentar os desafios do ambiente educacional inclusivo. Assim, pode-se ser observado ao final do ano o desenvolvimento da turma como um todo e não por grupos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleFormação de professores : no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T15:14:14Z-
dc.date.available2020-10-15T15:14:14Z-
dc.date.submitted2019-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25706-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research addresses the issue of teacher education in relation to special education and the importance of teacher training, as well as addressing the teacher-student relationship that is important in student learning. Also present in this research is the theoretical framework on the subject, the development of the subject addressed, explanations and reports of the observations that were made in the educational institution. This case study aims to gather information from observations made throughout the researcher's academic process in order to encourage teacher education in Special Education and show their challenges and likely solutions. This is a qualitative research based on observations and experience reports made since 2015 in two schools (public and private), the first having three students with Down Syndrome and the second having a student with Souto Syndrome and two autistic. The study was also based on thinker Vygotsky among others for the theoretical foundation. Through the pedagogical strategies analyzed throughout the research, it can be identified that the observed teachers were able to face the challenges of the inclusive educational environment. Thus, it can be observed at the end of the year the development of the class as a whole and not by groups.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.