Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Cunha, Marina Bertulli Rodrigues da | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Marina Bertulli Rodrigues da. Formação de professores: no contexto da educação inclusiva. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa trata-se da questão da formação dos professores em relação a
educação especial e a importância da capacitação dos professores, além de
também abordar a relação professor-aluno que têm importância no aprendizado do
estudante. Também está presente nessa pesquisa o referencial teórico sobre o
tema, o desenvolvimento do assunto abordado, explicações e relatos das
observações que foram feitas na instituição de ensino. O presente estudo de caso
têm como objetivos reunir informações a partir de observações feitas ao longo do
processo acadêmico da pesquisadora a fim de incentivar a formação dos
professores na Educação Especial e mostrar os seus desafios e prováveis soluções.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa se baseando nas observações e relatos de
experiências feitas desde 2015 em duas escolas (pública e privada), na primeira
tendo três alunos com Síndrome de Down e na segunda tendo um aluno com
Síndrome de Souto e dois autistas. O estudo teve também como base o pensador
Vygotsky entre outros para a fundamentação teórica. Através das estratégias
pedagógicas analisadas ao longo da pesquisa, pode-se identificar que as
professoras observadas foram capazes de enfrentar os desafios do ambiente
educacional inclusivo. Assim, pode-se ser observado ao final do ano o
desenvolvimento da turma como um todo e não por grupos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Formação de professores : no contexto da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T15:14:14Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T15:14:14Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25706 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research addresses the issue of teacher education in relation to special
education and the importance of teacher training, as well as addressing the
teacher-student relationship that is important in student learning. Also present in this
research is the theoretical framework on the subject, the development of the subject
addressed, explanations and reports of the observations that were made in the
educational institution. This case study aims to gather information from observations
made throughout the researcher's academic process in order to encourage teacher
education in Special Education and show their challenges and likely solutions. This is
a qualitative research based on observations and experience reports made since
2015 in two schools (public and private), the first having three students with Down
Syndrome and the second having a student with Souto Syndrome and two autistic.
The study was also based on thinker Vygotsky among others for the theoretical
foundation. Through the pedagogical strategies analyzed throughout the research, it
can be identified that the observed teachers were able to face the challenges of the
inclusive educational environment. Thus, it can be observed at the end of the year
the development of the class as a whole and not by groups. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|