Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LisandraGiovannaSantosLima_tcc.pdf497,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro no ensino fundamental : análise de produções do Prof-Artes
Autor(es): Lima, Lisandra Giovanna Santos
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Pedagogia
Teatro escolar
Ensino fundamental
Artes cênicas - ensino
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 15-Out-2020
Referência: LIMA, Lisandra Giovanna Santos. Teatro no ensino fundamental : análise de produções do Prof-Artes. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa versou sobre o ensino de Teatro no ensino Fundamental. Investigouse as produções do Programa de Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes da UNB, UFPA e UDESC, com a questão central; Quais as propostas utilizadas para o Ensino de artes cênicas no Ensino Fundamental? Analisou-se uma proposta pedagógica de cada Universidade. O método seguido presente pesquisa foi a análise documental das dissertações selecionadas, iniciadas em 2014 e concluídas em 2016. Os resultados apontam diferentes metodologias de ensino de teatro em sala de aula. Tal diversidade reforça a necessidade de se melhorar a formação dos professores, pedagogos e pesquisadores, buscando a ampliação de seu repertório cultural e de seus estudantes. Pesquisas futuras poderão incluir dissertações de outras Universidades, abrangendo melhor a diversidade da educação brasileira.
Abstract: This research versed about the teaching of Theater in elementary school. Were investigate the productions of the Professional Master's Program in Arts - Pro-Arts of UNB, UFPA and UDESC, with the central issue; What are the proposals used for the Teaching of performing arts in Elementary School? A pedagogical proposal from each University was analyzed. The method followed in this research was the documentary analysis of the selected dissertations, started in 2014 and completed in 2016. The results show different methodologies of classroom theater teaching. Such diversity reinforces the need to improve the education of teachers, educators and researchers, seeking to broaden their cultural repertoire and their students. Future research may include dissertations from other universities, better covering the diversity of Brazilian education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.