Título: | Teatro no ensino fundamental : análise de produções do Prof-Artes |
Autor(es): | Lima, Lisandra Giovanna Santos |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Pedagogia Teatro escolar Ensino fundamental Artes cênicas - ensino |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 15-Out-2020 |
Referência: | LIMA, Lisandra Giovanna Santos. Teatro no ensino fundamental : análise de produções do Prof-Artes. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa versou sobre o ensino de Teatro no ensino Fundamental. Investigouse as produções do Programa de Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes da
UNB, UFPA e UDESC, com a questão central; Quais as propostas utilizadas para o
Ensino de artes cênicas no Ensino Fundamental? Analisou-se uma proposta
pedagógica de cada Universidade. O método seguido presente pesquisa foi a
análise documental das dissertações selecionadas, iniciadas em 2014 e concluídas
em 2016. Os resultados apontam diferentes metodologias de ensino de teatro em
sala de aula. Tal diversidade reforça a necessidade de se melhorar a formação dos
professores, pedagogos e pesquisadores, buscando a ampliação de seu repertório
cultural e de seus estudantes. Pesquisas futuras poderão incluir dissertações de
outras Universidades, abrangendo melhor a diversidade da educação brasileira. |
Abstract: | This research versed about the teaching of Theater in elementary school. Were
investigate the productions of the Professional Master's Program in Arts - Pro-Arts
of UNB, UFPA and UDESC, with the central issue; What are the proposals used for
the Teaching of performing arts in Elementary School? A pedagogical proposal from
each University was analyzed. The method followed in this research was the
documentary analysis of the selected dissertations, started in 2014 and completed
in 2016. The results show different methodologies of classroom theater teaching.
Such diversity reinforces the need to improve the education of teachers, educators
and researchers, seeking to broaden their cultural repertoire and their students.
Future research may include dissertations from other universities, better covering
the diversity of Brazilian education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.