Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Ana Luíza de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Ana Luíza de Oliveira. A matemática na educação infantil : análise de práticas pedagógicas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como tema a importância da educação matemática na
Educação Infantil e suas práticas pedagógicas. A escolha do tema foi feita visando
enfatizar como as práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos
matemáticos na Educação Infantil trazem benefícios no desenvolvimento de várias
áreas de cognição, bem como, ressaltar a importância da contextualização dos
conceitos nas ocorrências do dia a dia das crianças. A abordagem da matemática na
educação infantil tem o objetivo de criar oportunidades para as crianças
desenvolverem capacidade de contagem, relações espaciais, reconhecer os números
e operações numéricas, e realizar contagens orais. Sendo assim, o estudo realizado
teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas em uma turma de Educação
Infantil de uma escola particular, visando o desenvolvimento de habilidades e
conceitos matemáticos. Para o sucesso na realização da pesquisa, foi utilizado o
método de pesquisa qualitativa que visa compreender os observados no contexto em
que se encontram. Foram observadas três atividades propostas por uma professora
da educação infantil, bem como a participação das crianças na execução das
atividades. É importante ressaltar que as atividades propostas pela professora
abrangem conteúdos previstos para a educação infantil como contagem e notação
numérica, porém tratam-se de atividades descontextualizadas, podendo causar assim
a falta de interesse das crianças na execução. De maneira geral as crianças
participam das atividades em questão, pois são propostas em forma de brincadeira,
mas não se mantém concentradas por muito tempo devido à falta de contextualização.
Enfatizamos a necessidade de mais pesquisas que procurem analisar as práticas
pedagógicas, com o intuito de contribuir para a qualidade das mesmas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A matemática na educação infantil : análise de práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T00:17:04Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T00:17:04Z | - |
dc.date.submitted | 2019-08-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25698 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work had as its theme the importance of mathematical education in early
childhood education and its pedagogical practices. The choice of the theme was made
to emphasize how pedagogical practices and the development of mathematical
concepts in early childhood education bring benefits in the development of various
areas of cognition. As well as highlighting the importance of contextualization of
concepts for everyday occurrences of children. The mathematics approach in early
childhood education aims to create opportunities for children to develop counting skills,
spatial relationships, recognize numbers and numerical operations, and perform oral
counts. Thus, the study aimed to analyze the pedagogical practices in a kindergarten
class of a private school, aiming at the development of skills and mathematical
concepts. For the success of the research, we used the qualitative research method
that aims to understand the observed in the context in which they find themselves.
Three activities proposed by a preschool teacher were observed, as well as the
children's participation in the execution of the activities. It is important to emphasize
that the activities proposed by the teacher include contents foreseen for early
childhood education such as counting and numerical notation, but these are
decontextualized activities, which may cause the lack of interest of children in the
execution. In general, children participate in the activities in question, as they are
proposed as a joke, but do not remain concentrated for a long time due to the lack of
contextualization. We emphasize the need for more research that seeks to analyze
pedagogical practices, in order to contribute to their quality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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