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dc.contributor.advisorBarrios González, Alia Maria-
dc.contributor.authorBezerra, Ana Luíza de Oliveira-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Luíza de Oliveira. A matemática na educação infantil : análise de práticas pedagógicas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como tema a importância da educação matemática na Educação Infantil e suas práticas pedagógicas. A escolha do tema foi feita visando enfatizar como as práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na Educação Infantil trazem benefícios no desenvolvimento de várias áreas de cognição, bem como, ressaltar a importância da contextualização dos conceitos nas ocorrências do dia a dia das crianças. A abordagem da matemática na educação infantil tem o objetivo de criar oportunidades para as crianças desenvolverem capacidade de contagem, relações espaciais, reconhecer os números e operações numéricas, e realizar contagens orais. Sendo assim, o estudo realizado teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas em uma turma de Educação Infantil de uma escola particular, visando o desenvolvimento de habilidades e conceitos matemáticos. Para o sucesso na realização da pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa que visa compreender os observados no contexto em que se encontram. Foram observadas três atividades propostas por uma professora da educação infantil, bem como a participação das crianças na execução das atividades. É importante ressaltar que as atividades propostas pela professora abrangem conteúdos previstos para a educação infantil como contagem e notação numérica, porém tratam-se de atividades descontextualizadas, podendo causar assim a falta de interesse das crianças na execução. De maneira geral as crianças participam das atividades em questão, pois são propostas em forma de brincadeira, mas não se mantém concentradas por muito tempo devido à falta de contextualização. Enfatizamos a necessidade de mais pesquisas que procurem analisar as práticas pedagógicas, com o intuito de contribuir para a qualidade das mesmas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA matemática na educação infantil : análise de práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T00:17:04Z-
dc.date.available2020-10-15T00:17:04Z-
dc.date.submitted2019-08-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25698-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The present work had as its theme the importance of mathematical education in early childhood education and its pedagogical practices. The choice of the theme was made to emphasize how pedagogical practices and the development of mathematical concepts in early childhood education bring benefits in the development of various areas of cognition. As well as highlighting the importance of contextualization of concepts for everyday occurrences of children. The mathematics approach in early childhood education aims to create opportunities for children to develop counting skills, spatial relationships, recognize numbers and numerical operations, and perform oral counts. Thus, the study aimed to analyze the pedagogical practices in a kindergarten class of a private school, aiming at the development of skills and mathematical concepts. For the success of the research, we used the qualitative research method that aims to understand the observed in the context in which they find themselves. Three activities proposed by a preschool teacher were observed, as well as the children's participation in the execution of the activities. It is important to emphasize that the activities proposed by the teacher include contents foreseen for early childhood education such as counting and numerical notation, but these are decontextualized activities, which may cause the lack of interest of children in the execution. In general, children participate in the activities in question, as they are proposed as a joke, but do not remain concentrated for a long time due to the lack of contextualization. We emphasize the need for more research that seeks to analyze pedagogical practices, in order to contribute to their quality.pt_BR
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