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https://bdm.unb.br/handle/10483/25685
Título: | Investimentos em inovação para jogos digitais : avaliando o cenário brasileiro |
Autor(es): | Silva, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da |
Orientador(es): | Daroit, Doriana |
Assunto: | Jogos digitais Inovações tecnológicas Investimentos |
Data de apresentação: | 8-Jul-2020 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | SILVA, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da. Investimentos em inovação para jogos digitais: avaliando o cenário brasileiro. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho discute sobre a inovação dentro da área de serviços, baseando-se no setor de jogos digitais com o objetivo de relacionar os mecanismos de financiamento público e privado para inovação de jogos digitais no Brasil e internacionalmente. Tal setor é composto principalmente por Organizações de Serviços Intensivas em Conhecimento (OSICs), com alto grau de mutabilidade conferida pelas constantes mudanças tecnológicas e reorganizações de conhecimento, assemelhando-se ao modelo de inovação recombinativa ou arquitetônica. Para analisar o cenário brasileiro, foi necessário utilizar o instrumento de questionário e entrevista a fim de atingir os objetivos específicos de descrever as fontes de financiamento dos desenvolvedores de jogos digitais, caracterizar as inovações geradas a partir das fontes de financiamento, examinar a percepção dos desenvolvedores sobre a quantidade de investimento e o sucesso na comercialização dos jogos digitais e por fim,
analisar a percepção dos aspectos que estruturam o jogo digital. Foram obtidos cinco
respostas no questionário e uma entrevista. Para a análise de dados foi feita a análise de
conteúdo a fim de identificar as percepções dos desenvolvedores acerca do assunto,
utilizando os dados de censos e estudos prévios da ANCINE e BNDES como fontes
secundárias a fim de corroborar com o estudo. Dentro das respostas obtidas a maioria dos respondentes obteve alguma fonte de financiamento e em sua grande parte pelos mecanismos estatais. Grande maioria dos respondentes também realizou alguma forma de inovação. Concluiu-se que é necessário uma maior investigação para compreender a consecução dos projetos relacionados às inovações apresentadas, atrelando as padronizações vigentes como, por exemplo, os game engines. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Administração
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