Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielMattosDeCarvalhoSanchesDaSilva_tcc.pdf830,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Investimentos em inovação para jogos digitais : avaliando o cenário brasileiro
Autor(es): Silva, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Jogos digitais
Inovações tecnológicas
Investimentos
Data de apresentação: 8-Jul-2020
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: SILVA, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da. Investimentos em inovação para jogos digitais: avaliando o cenário brasileiro. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho discute sobre a inovação dentro da área de serviços, baseando-se no setor de jogos digitais com o objetivo de relacionar os mecanismos de financiamento público e privado para inovação de jogos digitais no Brasil e internacionalmente. Tal setor é composto principalmente por Organizações de Serviços Intensivas em Conhecimento (OSICs), com alto grau de mutabilidade conferida pelas constantes mudanças tecnológicas e reorganizações de conhecimento, assemelhando-se ao modelo de inovação recombinativa ou arquitetônica. Para analisar o cenário brasileiro, foi necessário utilizar o instrumento de questionário e entrevista a fim de atingir os objetivos específicos de descrever as fontes de financiamento dos desenvolvedores de jogos digitais, caracterizar as inovações geradas a partir das fontes de financiamento, examinar a percepção dos desenvolvedores sobre a quantidade de investimento e o sucesso na comercialização dos jogos digitais e por fim, analisar a percepção dos aspectos que estruturam o jogo digital. Foram obtidos cinco respostas no questionário e uma entrevista. Para a análise de dados foi feita a análise de conteúdo a fim de identificar as percepções dos desenvolvedores acerca do assunto, utilizando os dados de censos e estudos prévios da ANCINE e BNDES como fontes secundárias a fim de corroborar com o estudo. Dentro das respostas obtidas a maioria dos respondentes obteve alguma fonte de financiamento e em sua grande parte pelos mecanismos estatais. Grande maioria dos respondentes também realizou alguma forma de inovação. Concluiu-se que é necessário uma maior investigação para compreender a consecução dos projetos relacionados às inovações apresentadas, atrelando as padronizações vigentes como, por exemplo, os game engines.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.