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dc.contributor.advisorDaroit, Doriana-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da. Investimentos em inovação para jogos digitais: avaliando o cenário brasileiro. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre a inovação dentro da área de serviços, baseando-se no setor de jogos digitais com o objetivo de relacionar os mecanismos de financiamento público e privado para inovação de jogos digitais no Brasil e internacionalmente. Tal setor é composto principalmente por Organizações de Serviços Intensivas em Conhecimento (OSICs), com alto grau de mutabilidade conferida pelas constantes mudanças tecnológicas e reorganizações de conhecimento, assemelhando-se ao modelo de inovação recombinativa ou arquitetônica. Para analisar o cenário brasileiro, foi necessário utilizar o instrumento de questionário e entrevista a fim de atingir os objetivos específicos de descrever as fontes de financiamento dos desenvolvedores de jogos digitais, caracterizar as inovações geradas a partir das fontes de financiamento, examinar a percepção dos desenvolvedores sobre a quantidade de investimento e o sucesso na comercialização dos jogos digitais e por fim, analisar a percepção dos aspectos que estruturam o jogo digital. Foram obtidos cinco respostas no questionário e uma entrevista. Para a análise de dados foi feita a análise de conteúdo a fim de identificar as percepções dos desenvolvedores acerca do assunto, utilizando os dados de censos e estudos prévios da ANCINE e BNDES como fontes secundárias a fim de corroborar com o estudo. Dentro das respostas obtidas a maioria dos respondentes obteve alguma fonte de financiamento e em sua grande parte pelos mecanismos estatais. Grande maioria dos respondentes também realizou alguma forma de inovação. Concluiu-se que é necessário uma maior investigação para compreender a consecução dos projetos relacionados às inovações apresentadas, atrelando as padronizações vigentes como, por exemplo, os game engines.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordInvestimentospt_BR
dc.titleInvestimentos em inovação para jogos digitais : avaliando o cenário brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T23:23:15Z-
dc.date.available2020-10-14T23:23:15Z-
dc.date.submitted2020-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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