Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Daroit, Doriana | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Mattos de Carvalho Sanches da. Investimentos em inovação para jogos digitais: avaliando o cenário brasileiro. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute sobre a inovação dentro da área de serviços, baseando-se no setor de jogos digitais com o objetivo de relacionar os mecanismos de financiamento público e privado para inovação de jogos digitais no Brasil e internacionalmente. Tal setor é composto principalmente por Organizações de Serviços Intensivas em Conhecimento (OSICs), com alto grau de mutabilidade conferida pelas constantes mudanças tecnológicas e reorganizações de conhecimento, assemelhando-se ao modelo de inovação recombinativa ou arquitetônica. Para analisar o cenário brasileiro, foi necessário utilizar o instrumento de questionário e entrevista a fim de atingir os objetivos específicos de descrever as fontes de financiamento dos desenvolvedores de jogos digitais, caracterizar as inovações geradas a partir das fontes de financiamento, examinar a percepção dos desenvolvedores sobre a quantidade de investimento e o sucesso na comercialização dos jogos digitais e por fim,
analisar a percepção dos aspectos que estruturam o jogo digital. Foram obtidos cinco
respostas no questionário e uma entrevista. Para a análise de dados foi feita a análise de
conteúdo a fim de identificar as percepções dos desenvolvedores acerca do assunto,
utilizando os dados de censos e estudos prévios da ANCINE e BNDES como fontes
secundárias a fim de corroborar com o estudo. Dentro das respostas obtidas a maioria dos respondentes obteve alguma fonte de financiamento e em sua grande parte pelos mecanismos estatais. Grande maioria dos respondentes também realizou alguma forma de inovação. Concluiu-se que é necessário uma maior investigação para compreender a consecução dos projetos relacionados às inovações apresentadas, atrelando as padronizações vigentes como, por exemplo, os game engines. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investimentos | pt_BR |
dc.title | Investimentos em inovação para jogos digitais : avaliando o cenário brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T23:23:15Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T23:23:15Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25685 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
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