Título: | Desvirtuação da atividade de estágio : um estudo de caso com alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Almeida, Beatriz Petini de |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Estágios supervisionados Administradores - formação Administradores - prática profissional Programas de estágio Administração - ensino superior |
Data de apresentação: | 4-Jul-2019 |
Data de publicação: | 13-Out-2020 |
Referência: | ALMEIDA, Beatriz Petini de. Desvirtuação da atividade de estágio: um estudo de caso com alunos do curso de Administração da Universidade de Brasília. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente estudo pretende analisar o desvirtuamento de atividades que ocorrem
durante a realização do estágio supervisionado, vivenciadas por estudantes da
Universidade de Brasília. Os objetivos específicos residem em identificar o perfil dos
alunos do curso de administração, analisar se as atividades desenvolvidas no
estágio supervisionado contribuem para formação em administração, bem como
compreender os motivos que levaram os alunos a realizarem estágio, além de
analisar os aspectos positivos e negativos na visão do aluno quanto à realização do
estágio e analisar como o cenário atual do estágio reflete no processo de
aprendizagem do estudante. O estudo abordou o “ensino superior brasileiro”,
“estágio” e o “desvirtuamento do estágio”. A metodologia consiste em uma pesquisa
exploratória, documental, descritiva com caráter qualitativo e quantitativo em sua
abordagem. Foi utilizado a ferramenta Escala de Linkert para a analisar a percepção
do estudante, variando de (1) “Discordo Totalmente”, (2) “Discordo Parcialmente”, (3)
“Nem Concordo nem Discordo”, (4) “Concordo Parcialmente”, e “Concordo
Totalmente”. Verificou-se pela análise que os resultados obtidos na pesquisa
apresentam positividade em relação ao aprendizado, porém na maioria dos aspectos
analisados ficou nítido a diferença de percepção entre os alunos que realizam
estágio em órgãos públicos e na iniciativa privada. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019. |
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