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dc.contributor.advisorNunes, Rafael Rabelo-
dc.contributor.authorCunha, Rodrigo Lima da-
dc.identifier.citationCUNHA, Rodrigo Lima da. É possível gerar indicadores de desempenho utilizando o Sistema Eletrônico de Informações?: um estudo de caso na gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – idealizado pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região, e atualmente, suportado pelo Processo Eletrônico Nacional do Ministério da Economia – tem sido um software muito adotado na Administração Pública Federal, com instalações em 116 órgãos dos três poderes em seus mais diversos níveis (Federal, Estadual e Municipal). Uma das razões que explica o sucesso desse software é a sua flexibilidade na implementação de processos de trabalho, sem que haja, necessariamente, mapeamento do fluxo e o detalhamento de todas as suas atividades do processo. Isso permite sua rápida absorção pelos usuários e as mais diversas áreas da organização. Em um primeiro momento, é comum ter-se a sensação de que a eliminação do papel e o trâmite eletrônico dos processos traz ganhos, contudo, a inexistência de detalhes do fluxo do processo, aliada a ausência de indicadores de desempenho pode dificultar a sua melhoria contínua. Este trabalho mostra uma proposta para possibilitar a geração de indicadores de desempenho com o uso do próprio SEI aliado a uma ferramenta de Business Intelligence que são aplicativos e tecnologias para a coleta, armazenamento, análise e fornecimento de informações. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso dentro do processo de gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa metodologia, primeiramente busca-se informações a respeito do caso através de fontes documentais e entrevistas para, enfim, avaliar e discutir resultados. A proposta de solução não gerou custos adicionais para o Tribunal e trouxe insights para melhorias do processo de gestão do trabalho remoto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSistema Eletrônico de Informações (SEI)pt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.subject.keywordIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordSupremo Tribunal Federal (STF)pt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.titleÉ possível gerar indicadores de desempenho utilizando o Sistema Eletrônico de Informações? : um estudo de caso na gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-13T20:11:58Z-
dc.date.available2020-10-13T20:11:58Z-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25677-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Electronic Information System (SEI, Portuguese abbreviation) – a system idealized by the Brazilian Federal Court of the 4th Region and currently supported by the National Electronic Process of the Ministry of Economy – has been a widely adopted software in the Federal Public Administration. SEI has already been used in 116 administrative offices of the three powers in Federal, State and Municipal levels. One of the reasons for the success of this software is its flexibility in the implementation of work processes, without detailing all of its process activities. It allows SEI to be quickly absorbed by users in different areas. At first glance, the elimination of paper and the remote processing of formalities seems to improve administration process. However, the lack of details of the process flow at SEI, combined with the absence of performance indicators could hampe continuous improvement of administration. This paper presents a proposal to address the issue of PPI elaboration to SEI, allied to a Business Intelligence (BI) tool. The BI tools are apps and technologies to collect, to store, to analyze and to provide information. The methodology used was the study of case of the remote working management process of the Brazilian Supreme Court (STF, Portuguese abbreviation). We first seek information about the case through documentary sources and interviews, in order to evaluate and discuss results. The use of SEI with BI tool did not generate additional costs for STF and this solution provided insights for improvements in the remote working management process.pt_BR
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