Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25670
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MilenaMarquesMendesTavares_tcc.pdf384,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência de variáveis contextuais no acesso às justiças estaduais no Brasil
Autor(es): Tavares, Milena Marques Mendes
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Acesso à justiça
Poder Judiciário
Direito
Justiça
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: TAVARES, Milena Marques Mendes. A influência de variáveis contextuais no acesso às justiças estaduais no Brasil. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Acesso à justiça é um direito fundamental, que permite o alcance de todos os outros direitos, portanto o acesso à justiça deve ser igual e eficaz para todos, sem a presença de obstáculos. Dessa forma, importante analisar como os fatores econômicos, sociais, demográficos e culturais característicos de uma determinada população influenciam no acesso dessa população à justiça. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo descrever a influência de variáveis contextuais no acesso à justiça no Brasil, considerando para isso as primeiras instâncias de todas as justiças estaduais do país, no período de 2009 a 2017. Trata-se de pesquisa quantitativa e descritiva. Os dados secundários foram obtidos em diversas fontes: no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram consideradas como variáveis dependentes o acesso à justiça potencial, operacionalizada pela quantidade de magistrados e de advogados por habitantes, e o acesso à justiça efetivo, operacionalizado pela quantidade de processos ajuizados por habitantes. As variáveis explicativas contextuais utilizadas no estudo foram as seguintes: renda, escolaridade, cor de pele, sexo e idade. Os resultados mostram que tanto o acesso potencial quanto o efetivo são influenciados positivamente pela renda, pela escolaridade e pela cor da pele. Assim, com base nos resultados, pode- se dizer que o acesso à Justiça Estadual no Brasil é “elitizado”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.