Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoVictorDeOliveira_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar?
Autor(es): Oliveira, João Victor de
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Consumidores - preferência
Comércio varejista
Marketing
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: OLIVEIRA, João Victor de. A localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar? 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto da localização do ponto de venda e da percepção de qualidade de produto na disposição do preço a pagar pelo consumidor, tendo como referência armações para óculos. Nesse sentido, foi realizada revisão teórica sobre composto de marketing, disposição a pagar, qualidade, atmosfera do ponto de venda, varejo e comportamento do consumidor. A pesquisa foi realizada em uma única etapa quanto foram aplicados questionários para avaliar a disposição pagar e a qualidade percebida em relação aos produtos – armações para óculos – quando apresentados a consumidores desse produto (i) em ponto de venda localizado em uma região nobre de Brasília (DF) e em (ii) ponto de venda de venda localizado em região de comércio popular na mesma cidade. Por meio de teste de hipótese das médias, os resultados revelaram que os consumidores pesquisados na região nobre manifestaram percepção de maior qualidade quanto aos produtos que lhes foram apresentados, levando-os a manifestar disposição a pagar preços mais elevados. Por outro lado, tanto a percepção de qualidade e como a de preços para produtos idênticos foram inferiores em ponto de venda localizado na região de comércio popular. Concluiu-se que a localidade do ponto de venda é relevante para o desempenho e avaliação do consumidor quanto à qualidade e ao preço do produto ofertado, ressaltando a relevância do composto de marketing Praça, que vem merecendo menor atenção em estudos nessa área. Dessa forma, o presente estudo contribui para a relevância da localização do ponto de venda, assim como para maior conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.