Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paiva, João Carlos Neves de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, João Victor de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Victor de. A localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar? 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi investigar o impacto da localização do ponto de venda e da
percepção de qualidade de produto na disposição do preço a pagar pelo consumidor,
tendo como referência armações para óculos. Nesse sentido, foi realizada revisão
teórica sobre composto de marketing, disposição a pagar, qualidade, atmosfera do
ponto de venda, varejo e comportamento do consumidor. A pesquisa foi realizada em
uma única etapa quanto foram aplicados questionários para avaliar a disposição pagar
e a qualidade percebida em relação aos produtos – armações para óculos – quando
apresentados a consumidores desse produto (i) em ponto de venda localizado em
uma região nobre de Brasília (DF) e em (ii) ponto de venda de venda localizado em
região de comércio popular na mesma cidade. Por meio de teste de hipótese das
médias, os resultados revelaram que os consumidores pesquisados na região nobre
manifestaram percepção de maior qualidade quanto aos produtos que lhes foram
apresentados, levando-os a manifestar disposição a pagar preços mais elevados. Por
outro lado, tanto a percepção de qualidade e como a de preços para produtos idênticos
foram inferiores em ponto de venda localizado na região de comércio popular.
Concluiu-se que a localidade do ponto de venda é relevante para o desempenho e
avaliação do consumidor quanto à qualidade e ao preço do produto ofertado,
ressaltando a relevância do composto de marketing Praça, que vem merecendo menor
atenção em estudos nessa área. Dessa forma, o presente estudo contribui para a
relevância da localização do ponto de venda, assim como para maior conhecimento
sobre o comportamento do consumidor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comércio varejista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.title | A localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-12T17:53:02Z | - |
dc.date.available | 2020-10-12T17:53:02Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25661 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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