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dc.contributor.advisorPaiva, João Carlos Neves de-
dc.contributor.authorOliveira, João Victor de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Victor de. A localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar? 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi investigar o impacto da localização do ponto de venda e da percepção de qualidade de produto na disposição do preço a pagar pelo consumidor, tendo como referência armações para óculos. Nesse sentido, foi realizada revisão teórica sobre composto de marketing, disposição a pagar, qualidade, atmosfera do ponto de venda, varejo e comportamento do consumidor. A pesquisa foi realizada em uma única etapa quanto foram aplicados questionários para avaliar a disposição pagar e a qualidade percebida em relação aos produtos – armações para óculos – quando apresentados a consumidores desse produto (i) em ponto de venda localizado em uma região nobre de Brasília (DF) e em (ii) ponto de venda de venda localizado em região de comércio popular na mesma cidade. Por meio de teste de hipótese das médias, os resultados revelaram que os consumidores pesquisados na região nobre manifestaram percepção de maior qualidade quanto aos produtos que lhes foram apresentados, levando-os a manifestar disposição a pagar preços mais elevados. Por outro lado, tanto a percepção de qualidade e como a de preços para produtos idênticos foram inferiores em ponto de venda localizado na região de comércio popular. Concluiu-se que a localidade do ponto de venda é relevante para o desempenho e avaliação do consumidor quanto à qualidade e ao preço do produto ofertado, ressaltando a relevância do composto de marketing Praça, que vem merecendo menor atenção em estudos nessa área. Dessa forma, o presente estudo contribui para a relevância da localização do ponto de venda, assim como para maior conhecimento sobre o comportamento do consumidor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subject.keywordComércio varejistapt_BR
dc.subject.keywordMarketingpt_BR
dc.titleA localidade do ponto de venda influencia a percepção do consumidor quanto à qualidade do produto e o preço a pagar?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-12T17:53:02Z-
dc.date.available2020-10-12T17:53:02Z-
dc.date.submitted2019-07-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25661-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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