Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FelipeGuedesTeixeirense_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas e ações de logística reversa de eletrodomésticos da linha branca no Brasil : uma visão dos consumidores e os websites dos fabricantes e revendedores
Autor(es): Teixeirense, Felipe Guedes
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística reversa
Resíduos eletroeletrônicos
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Responsabilidade socioambiental
Sustentabilidade
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: TEIXEIRENSE, Felipe Guedes. Práticas e ações de logística reversa de eletrodomésticos da linha branca no Brasil: uma visão dos consumidores e os websites dos fabricantes e revendedores. 2019. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: No Brasil a geração de resíduos eletroeletrônicos é em média de quarenta milhões de toneladas por ano. Os eletroeletrônicos têm em sua composição diversas substâncias prejudiciais para o meio ambiente e que colocam em risco à saúde. Os eletroeletrônicos da linha branca são responsáveis por mais que o dobro da geração de Resíduos eletroeletrônicos que as outras linhas combinadas. Além das substâncias nocivas, os resíduos de eletroeletrônicos contêm muitos materiais com alto valor agregado. A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Além disso, a lei garante a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos em especial, fabricantes e revendedores. Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa foi de analisar as práticas e ações de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos da linha branca no Brasil com base na percepção dos consumidores e análises dos websites dos fabricantes e revendedores. Para isso foi feita uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e mista, cujo procedimento técnico foi o levantamento ou survey e análise documental dos websites. O questionário foi aplicado com 386 consumidores. A análise documental do website observou 5 empresas. Como principais resultados observou-se que apesar dos consumidores terem interesse em fazer o descarte correto, os consumidores não têm o conhecimento de como faze-lo e não buscam informações para mudar isso; Apenas 30,5% dos respondentes tem conhecimento sobre a Politica Nacional de Resíduos sólidos e os respondentes apesar de quererem conhecer mais sobre as ações em Logística Reversa das empresas, não buscam se informar. A análise documental dos websites permitiu observar que apenas 3 das 5 empresas dos revendedores apresentam informações sobre suas ações e práticas em Logística Reversa nos websites; nenhuma das empresas dos fabricantes possui informações sobre suas práticas no site, Dos 5 websites das empresas analisadas, só em 3 foram encontradas práticas em Logística Reversa, sendo todos eles em sites de revendedores. No que diz respeito a contribuições, o estudo aqui apresentado demonstra em dados o negligenciar da Política Nacional de Resíduos Sólidos e permite a compreensão do comportamento do consumidor em relação ao descarte de eletroeletrônicos de linha branca, que é um tema ainda pouco pesquisado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.25657
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.