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Título: Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
Autor(es): Tavares, Gabriela Melo
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Anúncios - influência
Marca de produtos
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: TAVARES, Gabriela Melo. Efeitos da divulgação patrocinada em rede social: há diferença no valor da marca normal e de luxo? 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A divulgação através do Instagram tem se tornado cada vez mais comum com o grande crescimento dessa rede social, sobretudo no Brasil. Sabe-se que marcas normais e de luxo possuem consumidores com diferentes elasticidades-rendas e, portanto, cada estratégia de divulgação empregada pode exercer um efeito distinto no valor da marca percebido pelo consumidor. Há, além disso, a indicação de que quando um anúncio é patrocinado no Instagram, altera-se a efetividade sobre o valor da marca. Foi realizado um experimento entre sujeitos, tendo o tipo de marca – normal e de luxo – e o anúncio patrocinado ou não como variáveis independentes e as seis métricas de valor da marca como variáveis dependentes. Elaboraram-se anúncios com duas marcas existentes, uma normal e outra de luxo, e o valor da marca foi mensurado antes e depois da exposição ao anúncio. Os resultados demonstraram que existe relação entre o tipo de marca e 3 indicadores do valor da marca – qualidade, imagem e exclusividade –, entre o anúncio patrocinado e o indicador do valor da marca – disponibilidade a pagar preço premium – e o tipo de marca exerceu um papel moderador no indicador conhecimento do valor da marca. A pesquisa pode auxiliar no gerenciamento de marcas de normais e de luxo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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